Crianças: Top 8 dicas para entretê-las dentro de casa

Com muitas escolas fechadas temporariamente, os pais se veem frente a um desafio: manter as crianças ocupadas em casa

Dada a situação nada usual que vivemos por conta da pandemia de Coronavírus, pais e responsáveis se viram pegos de calças curtas numa situação delicada. Escolas fechadas, crianças em casa e escritórios liberando seus funcionários para o home office. Até aí, sem problemas? Bem, não exatamente.

Como equilibrar esses papéis?– de mães/pais e funcionários comprometidos que tem que entregar um relatório importante antes das 18h – sem permitir que as crianças:

  1. Ponham fogo na casa;
  2. Ponham fogo no relatório importante;
  3. Fiquem abandonadas
  4. Tirem a sua sanidade mental – e você, a delas.

Muito bem, não tema. Pequenas atividades podem ajudar a distrair (e cansar) os pimpolhos e permitir que você possa, posteriormente, se dedicar às suas tarefas sem ser interrompido a cada minuto e/ou cada puxão de cabelo.

Leia também: Nossos 8 melhores DIYs (e uma surpresa) para te tirar do tédio

As atividades podem demandar muito ou pouco de você, então organize sua agenda e escolha aquelas que melhor se encaixam com a sua necessidade. Vamos a elas!

  1. Telas e mais telas

É claro que você, como todo pai/mãe responsável, não quer que o seu filho fique muito tempo em frente a uma tela, seja o celular, o computador ou a TV. No entanto, para momentos em que você precisa de um pouco de tranquilidade para realizar alguma tarefa, eles são bons aliados. É um momento atípico, certo? Então, seja um pouco mais flexível.

Um app que tem se mostrado muito útil é o Zen Studio. Sua premissa é simples! Uma tela em branco em que a criança pode colorir usando os dedos. Parece simples demais? O app toca uma música relaxante que interage com os movimentos do dedo da criança na tela. É praticamente um exercício de mindfulness para os pequenos.

A Netflix também é uma meca de programas infantis – alguns bastante educativos, como Wild Kratts, um desenho sobre uma turma de cientistas que estudam as rotinas de animais selvagens; ou Carmen Sandiego, um nome conhecido dos amantes de games antigos e uma aventura em forma de desenho, onde a protagonista visita diversas cidades do mundo em busca de solucionar crimes e mistérios.

Não esqueça ainda das inúmeras lives que estão rolando diariamente no Instagram e os canais do YouTube que já fazem a cabeça da meninada. Mantenha-se informado e conecte seus pequenos.

  1. Deixa a criançada conectar

E já que estamos falando de telinhas, HangOuts, FaceTime, Skype e WhatsApp são ótimas ferramentas para a socialização dos pequenos. É uma maneira de juntar os amiguinhos para baterem um papo e conectar a criança, ainda que virtualmente, ao mundo exterior. Você vai sentir a diferença no humor deles depois desse contato com os amigos.

  1. Sossega criança cast

Outra alternativa muito interessante são os podcasts. Esse meio tem crescido entre os adultos brasileiros na última década, com milhares de canais disponíveis. Temas como política, notícias, debates e humor são somente alguns dos mais populares.

Apesar de poucos, existem alguns podcasts voltados ao público infantil que podem te surpreender pela qualidade de produção e conteúdo. Um deles (e um dos meus favoritos) é o Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes. Baseado num livro homônimo, são histórias verdadeiras que retratam a vida de grandes mulheres que fizeram a diferença na história mundial – tudo contado numa linguagem simples para pequenas e pequenos. Frida Kahlo e Madame C.J. Walker são somente algumas que viraram história de ninar nas vozes de Daniela Mercury, Sarah Oliveira, Astrid Fontenelle e outras célebres narradoras.

E já que estamos falando de grandes mulheres, dá uma olhada nessa lista de produtos com mulheres que nos inspiram.

Já o Podventura se foca em contar histórias fictícias cheias de… aventuras, claro! Fruto da mente de Fernando Rodrigues, a história “Três Irmãos num Mundo Cruel” conta, com muito humor, a história de três porquinhos dividida em 13 episódios. Outros podcasts que não ficam para trás é Coisa de Criança e o E Se… Podcast.

  1. Ajuda em casa

Esse tempo em casa pode ser uma valiosa oportunidade para que as crianças aprendam a realizar pequenas atividades domésticas. Nada muito desafiador, mas arrumar o quarto e seus brinquedos, colocar a roupa para lavar e pendurar, passar o aspirador de pó, até ajudar na cozinha com atividades mais simples. Além de te garantir um assistente, isso poderá ser o ensinamento de grandes lições que eles carregarão para sempre.

  1. Jardinagem para principiantes

Se você tem um jardim ou um espaço de terra no quintal, essa é uma boa oportunidade de ensinar as crianças como cuidar de uma plantinha, além de colocá-las em contato com um pouco de ar fresco e luz do sol. Em uma das visitas ao mercado, procure se eles têm uma sessão de jardim. Alguns vasinhos e sementes podem ser tudo que vocês precisam para uma atividade divertida – e que ainda poderá trazer um pouco mais de vida para a decoração da casa.

Leia também: Antes e Depois: veja como é fácil transformar a decoração de casa

  1. Joguinhos

Agora, se você quer cansar os seus filhos (quem nunca?), minha aposta são pequenos joguinhos e brincadeiras que coloquem os pequenos em movimento. Aqui, vou deixar uma sugestão que requer pouca preparação.

Já brincou de Siga o Mestre? É uma atividade simples para os pais, que cansa as crianças, ao mesmo tempo em que trabalha suas habilidades motoras. Primeiro de tudo, se for brincar dentro de casa, certifique-se de abrir espaço. Afaste os móveis e tire do caminho todos os “acidentes em potencial”. Depois, faça a sugestão: “Quer brincar de Siga o Mestre? Aposto que você não consegue fazer o que a mamãe/papai faz.” E use a criatividade. Você pode começar com atividades mais simples, como marchar ou agachar, e depois partir para atividades mais complexas, como polichinelos e flexões. Se for uma criança um pouquinho mais velha, brinque de trocar de lugar e deixe-os serem os Mestres para variar.

  1. Toda noite é noite de cineminha

Depois da janta e antes de dormir, que tal um filminho para unir a família em uma atividade que todo mundo pode aproveitar? Os serviços de streaming estão cheios de opções familiares. Minha sugestão é algum filme que você assistiu na sua infância, assim vocês têm algo para compartilhar e, caso você pegue no sono depois de um dia cansativo, não irá ficar sem entender o fim da história. ; )

  1. (EXTRA) Vamos falar de Coronavírus?

Falar sobre o tema ou não falar, eis a questão? Talvez, aqui, o mais certo seja falar sobre isso caso a criança traga o assunto. Se ela não estiver interessada, nem adianta puxar o assunto porque há grandes chances de você ser ignorado.

Explique que há uma doença acontecendo e que todos estão sendo cuidadosos (“e a nossa família também”). Converse sobre maneiras de prevenção, ensine a lavar as mãos direitinho. E o mais importante, reforce que seus pais estão lá para protegê-lo e que vocês sabem proteger a si mesmos e a família. Tudo vai ficar bem.

Gostou das nossas dicas? Coloque aqui embaixo o que você faz com seus pequenos para mantê-los distraídos. Talvez outros pais estejam lendo e precisando de mais opções. Ah, nos tragam feedbacks sobre quais das nossas dicas funcionaram para a sua família. #MeuLarVouFicar

João Pedro Bueno Pinheiro de Andrade: