Paleta de cores de inverno: 4 ideias para replicar em casa

Quer levar um pouco da paleta de cores de inverno para a sua casa? Confira as principais dicas para colocar em prática

Quando pensamos em cores de inverno, logo vem à cabeça tons mais frios e fechados, justamente para acompanhar os dias de temperaturas baixas, né? Mas não se engane: cores vibrantes e calorosas também podem fazer parte da temporada.

E para te ajudar a deixar a sua decoração mais invernal, separamos quatro maneiras de levar a paleta de cores de inverno para a sua casa, apostando desde uma mudança mais radical até pequenos detalhes. Quer colocar as dicas em prática? Então confira o que separamos para você!

Saiba mais: Decoração de inverno para Sala: 10 inspirações quentinhas para você

Afinal, como escolher a paleta de cores de inverno?

Para 2021, os tons escolhidos para fazer parte da paleta de cores de inverno foram diversos e você consegue combiná-los de diferentes maneira para criar um ambiente com a sua personalidade, seja ela voltada para uma decoração mais básica ou toda colorida.

Entre as cores, estão: laranja, vermelho, areia, azul royal, azul escuro, verde-bandeira, rosa claro, amarelo, vinho, pêssego, magenta, off-white, cinza e verde militar. E, claro, você não tem que pegar todas elas e colocar na sua decoração, o importante aqui é escolher as combinações que fazem sentido com o seu estilo, tá?

Pintar as paredes: um verdadeiro clássico!

Sim, essa é uma maneira bem simples de colocar qualquer tonalidade diferente na sua casa. Basta escolher uma das paredes (ou até mais de uma) e aplicar a coloração de sua escolha. Nesses três exemplos de inspiração, temos um pouco da paleta de cores de inverno trabalhada de maneira simples – ou seja, uma das paredes foi pintada fora a fora.

Tanto o azul, quanto o verde e o laranja se destacaram nos respectivos cômodos e ganharam ainda mais força com a combinação de móveis e objetos decorativos em cores diferentes e até contrastantes. Aliás, dá para reparar que outros tons da paleta invernal foram usados aqui como off-white.

A dica aqui para que a sua parede chame a atenção é justamente apostar em detalhes mais neutros e que façam sentido com a proposta do ambiente.

Fuja do óbvio

Agora, se você quer dar um toque totalmente diferente e fora do comum na sua decoração, a nossa proposta inspiracional é que você fuja do óbvio na hora de escolher a sua paleta de cores de inverno.

No primeiro exemplo, o quarto infantil tem o magenta no puff, o cinza no tapete e o rosa claro em um desenho na parede. Viu como tudo ornou muito bem o restante da proposta? E olha que nem precisou de uma mudança radical, mas fugiu do senso comum ao pintar a parede.

Já neste quarto de solteiro, a ideia foi trazer um estética mais neutra – apelando para o cinza da cartela invernal, mas repare bem na parede ao fundo: ela ganha destaque por conta de um tela aplicada que forma desenhos geométricos repetitivos. Ou seja, não foi só pintar a parede de cinza, mas também adicionar uma textura nela.

E por falar em textura, a terceira opção é esse cantinho em que o fundo é feito de telha pintada. Sim, algo bem diferente para por aí na sua casa e que dá uma renovação incrível para o ambiente. Reparou que os móveis e decorativos seguem tons mais básicos? Parece que é uma tendência criar esse contraste!

Monocromático também vale

Uma outra maneira de adicionar a paleta de cores de inverno na sua decoração é apostar em um visual monocromático. Não tem muito segredo: você escolhe um dos tons que mais gostou e monta o seu cômodo com variações, sejam elas mais claras ou escuras.

Começando pelo rosa claro, esse quarto trabalha diferentes intensidades da cor, seja nos móveis, paredes e até nos objetos decorativos. E para não criar um contraste muito grande, os móveis apresentam estrutura amadeirada e clara, dando destaque total para a paleta principal.

Nessa cozinha, a cor escolhida foi o amarelo e segue bem o padrão do quarto acima. Parede, móveis e detalhes estão dentro da cor desejada, exceto o azulejo da parede e a estrutura do móvel no canto. Mas nada aqui rouba a cena mais do que a proposta inicial. Percebeu isso?

Por fim, essa sala trabalhada em variações do vinho! Nem sempre é possível encontrar todas as peças exatamente na tonalidade desejada, então, o segredo é buscar intensidades diferentes que casam bem com a tonalidade escolhida. No caso do vinho, pode vir por meio de um vermelho mais aberto, um rosa…

Aposte também nos móveis

Você não quer pintar paredes e nem investir em muitas peças da mesma cor? Então, hora de apostar em um móvel dentro da paleta de cores de inverno. Essa é uma maneira até mais discreta de mudar um detalhe ou outro na sua decoração, principalmente se você já tinha planos de trocar algum item do seu lar.

Sofás, poltronas, cadeiras e puffs são comuns de apresentar tonalidades fora das mais tradicionais e você pode, sim, começar a sua mudança por eles. Aliás, fica bem legal escolher um item forte e vibrante para o ser o ponto de destaque o seu ambiente.

Aqui, o ideal é que você busque por um móvel que case com o seu cômodo e converse com a proposta anterior dele de estilo e cor como fizemos tanto com a cadeira rosa, quanto com a poltrona amarela e o sofá vinho.

Já está pronto para colocar a paleta de cores de inverno em prática na sua casa? Então confira mais alguns ambientes para você se inspirar antes de colocar a mão na massa:

Maria Mazza: