Japandi: conheça esse estilo de decoração e inspire-se

Que tal levar a Decoração Japandi para dentro de casa? Veja as principais características dessa tendência!

O universo da decoração é movido por constantes mudanças. A cada momento, uma cor, um desenho ou um estilo estão em alta e ganhando diferentes ambientes, seja de residências, comércios ou espaços profissionais.

 

Com a nova realidade mundial, em que ficar em casa se tornou extremamente necessário, a Decoração Japandi ganhou força, uma vez que ela agrega elementos que prezam pelo simples e pelo bem-estar. E quem não quer algo assim no próprio lar, não é mesmo?

 

Por isso, o nosso post hoje falar um pouco mais sobre essa tendência e, claro, como você pode levá-la para dentro do seu lar-style brasileiro. Bora conferir?

Saiba mais: Cores do Outono 2021: confira ambientes decorados

O que é a Decoração Japandi?

Japandi é um estilo que vem ganhando força nas decorações mundo a fora e é a união das palavras Japan (Japão em inglês) e Scandi. Ela nasceu de dois conceitos muito fortes dentro dessas vertentes, que são Wabi-sabi e Hygge.

O Wabi-sabi é uma visão presente na cultura japonesa que deixa o perfeito de lado e procura destacar a beleza naquilo que está fora dos padrões, que não é considerado perfeito ou completo. Já Hygge, que pode ser traduzida em “diversão”, é uma visão nórdica de prezar pelo conforto e bem-estar em nossas vidas.

Fusão de estilos

A Decoração Japandi, então, nada mais é do que essa união de estilo aplicadas a partir dos conceitos citados acima.

Na decoração japonesa, por exemplo, é possível observar móveis práticos, simples e beirando ao minimalismo. Ele não está ali apenas pelo senso estético, mas pela funcionalidade.

Essas características também estão presentes no estilo scandi, ou Escandinavo como é conhecido. Aqui, quem ganha a vez são os elementos orgânicos também de formas mais básicas e com poucos detalhes.

De fato, é como se ambos se complementassem com suas cores, materiais e naturalidade, resultando em um ambiente fresco, sereno e receptivo.

Uma extensão do natural

Tanto os japoneses quanto os escandinavos buscam  inspiração na natureza. Pedra, madeiras, bambu, algodão, vime, cerâmicas e até o metal se transformam na decoração e podem compor móveis ou enfeites.

Mas não pense que isso se resume a um ou outro, viu? Pelo contrário, a mágica acontece quando tudo isso aí consegue se misturar de forma harmoniosa.

Ah, e quando falamos em elementos naturais, é legal lembrar que eles não precisam estar na sua forma mais perfeita, afinal, a interferência do tempo e o desgaste que faz parte do processo são elementos fortes na Decoração Japandi.

Tranquilidade nas cores

Claro que não poderíamos deixar de fora esse tópico importante não só na Decoração Japandi, mas em qualquer outra! As cores também são fundamentais para ditar o estilo que quer dar no seu ambiente.

O que vemos ganhando destaque são os tons mais suaves, claros e neutros, que são bem comuns na Decoração Scandi. Então, a dica é apostar no tons pastel somados ao branco e às tonalidades dos materiais naturais como ocre, castanho, verde e amadeirado.

Como aplicar a Decoração Japandi

Você não precisa fazer uma grande reforma na sua casa, trocar todos os móveis e cores para se inspirar no estilo. O principal ensinamento da Decoração Japandi é transformar o seu lar no lugar mais agradável possível.

Os elementos e cores vão, sim, influenciar na sensação que você tem dentro de um ambiente, mas, mais do que isso, também é preciso se sentir bem-vindo ali.

Aqui no post deixamos para diversos itens que vão ajudar a dar o pontapé inicial nessa missão. Então, comece aos poucos, invista no que faz sentido para a sua rotina e para a sua realidade!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Decoração Japandi? Então, confira algumas inspirações para aplicar o conceito em casa.

 

Maria Mazza: