Tipos de tapetes: veja dicas para escolher os modelos para cada ambiente

Existem diversos tipos de tapetes que são capazes de transformar os ambientes. Esse item tem o poder de trazer conforto térmico, melhorar a acústica, delimitar espaços e, claro, dar um toque especial na decoração.

Mas com tantas opções de tamanhos, formatos e texturas, é comum ficar perdido. Qual material é mais fácil de limpar, devo escolher um modelo redondo ou retangular, qual o tamanho certo para a sala de jantar? Podem surgir várias dúvidas!

Então, se você está buscando uma opção para o quarto, a sala de estar ou de jantar, vem com a gente. Preparamos um guia completinho com tudo o que você precisa saber sobre os modelos de tapetes disponíveis.

Conheça os principais tipos e formatos de tapetes

O formato do tapete influencia diretamente na percepção do espaço e na decoração do ambiente. Ele pode alongar, centralizar ou criar movimento, dependendo de cada modelo escolhido.

  • Retangular: clássico e o mais versátil de todos. Funciona perfeitamente para delimitar a área do sofá e da TV ou para ficar sob a mesa de jantar. É o formato padrão na maioria das casas;
  • Redondo: o modelo de tapete redondo é dinâmico e quebra a rigidez das linhas retas dos móveis. Ele é ótimo para criar um cantinho da leitura com uma poltrona, para destacar uma mesa de centro redonda ou para quartos infantis;
  • Quadrado: já o modelo de tapete quadrado exige um pouco mais de cuidado. Ele funciona muito bem em salas que também são quadradas, dando um toque de simetria ou sob mesas de jantar quadradas/redondas;
  • Passadeira: é comprido e estreito, o rei dos corredores e das cozinhas (na frente da pia), mas também brilha como um modelo para o quarto, usado nas laterais da cama para você não pisar no chão frio ao acordar;
  • Orgânico: são tipos de tapetes com formatos irregulares, curvos e fluidos. São peças de design que funcionam como o ponto de destaque no ambiente.

Vem ver os principais materiais de tapetes: textura e durabilidade

Além do formato, o material dita o conforto e a facilidade de limpeza. Por isso, é importante saber mais sobre os materiais dos tipos de tapetes.

Fibras sintéticas como polipropileno e poliéster

São os campeões de vendas e durabilidade. O polipropileno é resistente a manchas e desbotamento, ideal para áreas de alto tráfego como a sala de estar. Já o poliéster costuma ser usado nos tapetes felpudos. São fáceis de limpar e têm um ótimo custo-benefício.

Fibras naturais como lã e algodão

Se você busca toque macio e respirabilidade, as fibras naturais são a escolha. O algodão é muito usado em modelos mais leves e laváveis, comuns em quartos e banheiros. A lã é nobre, térmica e dura anos, mas exige limpeza profissional.

Crochê e artesanais

O tapete de crochê voltou com tudo, não só na casa das vovós! Eles trazem textura e aquela sensação de “feito à mão” que aquece o coração. Essa é uma ótima opção de tapete para quarto de bebê ou para ambientes com estilo boho e rústico.

Sisal e juta

Para quem ama o visual rústico e natural. São fibras mais ásperas e resistentes, perfeitas para complementar a decoração das varandas, casas de praia ou para fazer sobreposição, como por exemplo, colocar um tapete macio menor por cima de um grande de sisal.

Shaggy, o peludinho

O favorito para ter um toque de conforto e aconchego. É aquele modelo que tem pelo alto, uma ótima alternativa de tapete para sala de TV ou quarto. Isso porque ele é um convite para sentar no chão ou andar descalço pela casa, dando toda aquela sensação de relaxamento que a gente gosta.

3 dicas para escolher um modelo de tapete para a sua casa

Agora que você conhece os tipos de tapetes, como bater o martelo e escolher o seu? Considere esses 3 pontos:

1. O tamanho e o ambiente

A principal dica é que o tapete deve ser grande o suficiente para que os móveis fiquem sobre ele ou pelo menos os pés dianteiros do sofá. Um tapete pequeno demais faz o ambiente parecer menor.

  • Sala: o ideal é que ele entre cerca de 20cm embaixo do sofá.
  • Quarto: pode ser uma peça única que pega do meio da cama até a frente, ou passadeiras laterais.

2. Funcionalidade e limpeza

Tem crianças ou pets? Fuja dos tecidos muito delicados ou de cores muito claras. Se você tem uma família grande, o modelo precisa ser resistente, a opção sintética de pelo curto é uma ótima pedida. Já no quarto de casal, onde se entra menos de sapato, você pode optar por um felpudo claro.

3. Cores e estampas: a personalidade

O tapete pode ser a base neutra ou o destaque.

  • Neutros (cinza, branco, cru): seguros e elegantes. Permitem que você abuse das cores nas almofadas e quadros.
  • Coloridos e geométricos: se o seu sofá é cinza e a parede é branca, um tapete colorido traz vida imediata. Estampas geométricas são modernas e disfarçam melhor pequenas sujeirinhas do dia a dia.

Continue com a gente para ver outras dicas!

Viu só como um tapete pode mudar tudo? Agora que você já sabe diferenciar os materiais e formatos, fica muito mais fácil encontrar a peça que vai completar o seu lar. Aqui no Blog da Mobly você encontra muitas outras dicas de como organizar a cozinha, sala e quarto, além de tendências de decoração e tudo o que você precisa para deixar o seu lar mais bonito e prático.

Amanda: