Decoração com tapetes: o que combina com o estilo boho chic?

Se você é o tipo de pessoa que está sempre antenado aos últimos lançamentos da moda, por certo já deve ter ouvido falar sobre a tendência que iremos apresentar neste texto.

Recentemente, a decoração boho ou decoração boêmia viralizou bastante nas redes sociais. Muitos jovens apreciadores da Arquitetura e do Design contemporâneos tentam entender como utilizar estes móveis, tapetes e outros itens dentro de casa.

Justamente pensando nessas pessoas é que desenvolvemos este texto. Vamos desvendar juntos as características deste modelo de decoração tomando como exemplo a utilização de tapetes em diferentes tipos de ambientes.

Use as dicas que daremos a seguir e tome como referência as imagens apresentadas para criar uma linda produção dentro da sua residência. Os cômodos da sua casa ficarão um sonho, pode acreditar.

Andrea Lenz

Como surgiu a decoração boho e quais as suas características?

Se você nunca ouviu falar em decoração boho, está mais do que na hora, pois essa decoração é linda e costuma encantar muita gente – e pode ser o seu caso.

Primeiro precisamos dizer que este modelo de decoração é cheio de personalidade e que apresenta variações, sendo uma delas a decoração boho chic – que iremos esclarecer mais para frente neste texto. Mas a sua história não começou agora, foi no ano de 1799.

Lá atrás, quando houve a famosa Revolução Francesa, o estilo de vida mais nômade começou a ficar popular.
A partir daí, várias pessoas em várias culturas ao redor do mundo começaram a buscar uma identidade própria, mais livre, e que passou a ser expresso também na decoração das suas casas. Essa tendência foi da Ásia para a Europa, da Europa para a América, e chegou no Brasil também.

Aliás, a título de curiosidade, o termo ‘boho’ surgiu na década de 1920. Esta foi a primeira vez em que ele foi ouvido em território inglês. Tudo aconteceu em um bairro chamado Soho. Então a junção das palavras “bohemian” e “Soho” originou o termo ‘boho’ – usado hoje para descrever decorações boêmias contemporâneas.

Continuando… Aqui, no nosso país, as decorações boho apresentam características diferentes de outras decorações boêmias elaboradas. Elas são bem mais coloridas e repletas de contrastes.

Porém, de todo modo, todas se assemelham por serem simples, sem quaisquer extravagâncias. E assumem muitas formas diferentes e, assim, combinam com o estilo de vida mais descontraído.

Revista Viva Decora

Westelm e delightfull

 

Quais modelos de tapetes combinam com a decoração boho?

Se você observar atentamente as imagens apresentadas neste texto irá concluir que as decorações boêmias são formadas por uma mistura de peças artesanais e fabricadas.

Vários artigos colocados nos ambientes fazem referência a diversos momentos diferentes do passado artístico. Para resumir, seriam cenários com com uma “diversidade harmônica” – elementos étnicos, hippies, orientais, coutries e até punks.

Se você tiver esta ideia bastante esclarecida na sua mente será fácil saber escolher quais os modelos de tapetes que combinam com decoração estilo boêmio.

Claro que pode ser um pouco mais difícil encontrar um artigo como este à venda em uma loja qualquer de decoração. Isso porque os tapetes que vemos nesse tipo de projeto possuem este visual “feito à mão” e “feito de matéria-prima natural” – fora dos padrões tradicionais do mercado.

Muito chique e Curated Interior

 

Como utilizar tapetes em decoração boho?

Na maior parte das decorações contemporâneas, os tapetes são utilizados como complemento visual, combinando com cortinas, almofadas, colchas e outros.

Porém, neste caso, o impacto visual da presença desses tapetes nas decorações é muito maior. Inclusive, eles podem ser o item decisivo para enfatizar o estilo dessas decorações. O fato é que, certamente, eles jamais passarão despercebidos ao olhar.

Teoricamente, não existem regras que possam definir como usar tapetes em decoração boho. Um pouco disso é deixar a criatividade fluir.

Sugestão: tente usar peças como essas para dar um toque vintage rústico aos ambientes da sua casa. Elas podem ser feitas em tapeçaria, tricô e patchwork, ou de falso pêlo e couro de animal, criando uma atmosfera exótica, como a moda hippie dos anos 70 – vamos tentar evitar os materiais verdadeiros.

Revista Viva Decora

Pinterest

Revista Viva Decora

Aproveite aquelas peças que foram adquiridas em viagens, herdadas da sua família ou adquiridas em lojas de antiguidades e que estejam em boas condições. A ideia é justamente contar, por meio da decoração, uma história de vida.

Dê preferência principalmente àqueles tapetes com cores vivas – como mostarda, roxo, e laranja. Estampas com motivos étnicos, desenhos de peles de animais, desenhos geométricos e estampas mais românticas, com arabescos – como na cultura indiana, por exemplo. Importante: sempre usar tapetes não felpudos demais; e, frente a isso, em primeiro plano, móveis em tons de marrom bege e ocre.

Sim, a decoração boêmia realmente vem com tons muito fortes. Só cuide para não errar. Use três ou quatro cores diferentes mescladas no mesmo ambiente, e só.

Pinterest

Historias de casas e Crescendo aos Poucos

 

A técnica da sobreposição

Para finalizar esse texto, devemos citar uma outra tendência que é bastante utilizada na elaboração de decorações em estilo boêmio, a sobreposição de tapetes.

Realmente seria a colocação de uma peça de tapete sobre a outra. E existem duas explicações para isso: tentar valorizar a decoração e aproveitar, em ambientes de áreas amplas, aqueles tapetes raros e de pequenas dimensões da coleção.

Deve-se ter muito cuidado na hora de elaborar uma decoração com sobreposição de tapetes.

Neste caso, o conselho é tentar evitar a mistura de estampas muito conflitantes e principalmente colocar peças de grande valor – seja monetário ou emocional – juntamente daqueles tapetes mais simples que são encontrados em lojas de departamento. Por fim, criar uma sobreposição que não comprometa a segurança das pessoas.

Etsy e Pinterest

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Viva Decora: O Viva Decora é uma plataforma que reúne ideias de decoração, design de interiores e arquitetura em um só lugar. São milhares de fotos de ambientes projetados por profissionais, para inspirar quem quer criar o lar dos sonhos.

Ver comentários (1)

  • Amei as dicas, esclarecedoras e informativas. Não sabia de onde vinha o termo boho.Foi muito bom aprender.
    Gratidão