Se você está neste texto, sabemos que você está pensando em ter uma sala com sofá de canto. Esse móvel é a grande estrela da sua sala de estar, aquele cantinho perfeito para aproveitar uma preguicinha, maratonar séries, receber os amigos – ou ainda para decorar e deixar com a sua cara.
O sofá de canto é versátil e confortável, além de encaixar perfeitamente em espaços grandes ou pequenos, trazendo mais versatilidade para a sua sala. E para provar que você está no caminho certo, separamos aqui 4 ideias de decoração de sala com sofá de canto – e ainda algumas dicas que vão te ajudar a escolher o modelo perfeito para o seu cantinho. Vem ver tudo!
Decoração de sala com sofá de canto: confira algumas ideias
Seja um sofá de canto para sala pequena ou grande – temos algumas ideias surpreendentes para você. Por isso, vem com a gente, do blog Mobly, e inspire-se para deixar a sua personalidade fluir nesse ambiente:
1 – O tamanho das almofadas
Se o sofá é a estrela da sua sala de estar, com certeza as almofadas são os coadjuvantes – o Robin para seu Batman, o Toquinho para seu Vinícius, o feijão para seu arroz.
E já que é assim, vamos brincar um pouco com as dimensões e adicionar à sua decoração de sala com sofá de canto algumas almofadas de diversos tamanhos, formas, cores e tecidos. Empilhe as opções menores na frente das maiores, especialmente nos cantos do sofá, porque isso ajudará a arredondar essas áreas.
2 – Sala (de estar + de jantar)
Muitas casas e apartamentos possuem salas de estar e de jantar conjugadas, e uma ótima maneira de relacionar esses dois ambientes é criando uma divisão. Basta imaginar uma linha invisível entre os dois cômodos e posicionar o sofá de canto no meio (apontando para a sala de estar, claro).
Assim, você cria uma divisão clara entre os dois espaços e ainda pode ficar papeando com seus convidados enquanto está de olho nos quitutes que estão sendo servidos e saindo da cozinha conceito aberto.
Adicione uma mesa lateral, um buffet ou carrinho/bar atrás do seu sofá e deixe a sua sala com sofá de canto ainda mais pessoal, com fotos de família e amigos, flores ou algum objeto decorativo que se conecte com a sua personalidade.
3 – Escolha uma cor para decoração de sala com sofá de canto
Definir uma cor ou tema dominante para sua sala de estar com sofá de canto é uma excelente maneira para compor uma decoração com harmonia. Escolha a opção que mais te agrada e brinque com suas diferentes tonalidades e combinações do sofá, almofadas, cortina e tapete.
Se você quer um sofá para sala pequena e quer deixar esse ambiente parecendo maior, você pode brincar com dois tons de cores neutras – e adicionar um terceiro matiz para dar mais personalidade.
Por exemplo, se você escolheu o cinza para fazer a decoração da sua sala com sofá de canto, podemos brincar com os cinzas claro e escuros, com uma pegada mais sóbria, e adicionar o amarelo para trazer um toque de cor.
4 – Iluminação (para espaços menores)
Quando trabalhamos com um sofá de dimensões maiores, como um sofá de canto, corremos o risco de deixarmos a sala com cara de apertada, especialmente se já não estamos nos planejando para uma sala de estar grande.
Uma maneira de trazer mais dimensão à sua sala pequena com sofá de canto é ter uma boa iluminação, seja natural ou artificial. Por isso, cortinas que permitem uma boa entrada de luz natural pelas janelas e luminárias posicionadas estrategicamente nos cantos mais escuros da sua sala são boas opções.
Mas afinal, como escolher o sofá de canto para a sua casa?
Agora que você já entendeu e se convenceu que uma sala com sofá de canto é a escolha ideal para você, vamos ao próximo passo: como escolher o sofá certo para você? Vamos pensar em estilo, tamanho e tecido.
Planeje com antecedência
Antes de mais nada – antes mesmo de começar a pesquisa do modelo – é entender onde o seu sofá vai ficar, no canto direito ou no canto esquerdo, afinal não queremos comprar o lado errado por engano e acabar bloqueando uma porta ou o acesso a algum outro móvel importante.
Use fita adesiva colorida e marque no chão aonde você gostaria que seu sofá de canto ficasse – aproveite também esse momento para entender o tamanho que você tem disponível em comparação com o tamanho do sofá que você quer.
Falando em tamanho, se você quer um sofá de canto pequeno para apartamento ou casa, na hora de medir seu espaço, não deixe de levar em consideração o que mais você quer nesse ambiente. Vai querer uma mesa lateral e uma luminária? Não se esqueça delas na hora de medir! Dessa maneira, sua decoração de sala de estar ficará muito mais adequada para o tamanho da sua casa.
Com chaise
Existem algumas opções de estilo mais comuns, como o com chaise. Esse é um estilo mais compacto, logo é ideal para sala pequena com sofá de canto, sem perder no conforto. Como muitos dos sofás nesse estilo já são pensados para apartamentos pequenos, você pode encontrar compartimentos por baixo do assento para guardar mantas, almofadas e cobertores.
Reclinável
Já o reclinável é especial para quem tem um (ou mais) dorminhoco em casa – sabe aquelas pessoas que não conseguem ver um filme porque já estão dormindo nos primeiros 15 minutos? Esse modelo permite maior conforto e aconchego, já que os encostos reclinam para trás.
Modulares
Sofás modulares são especiais para quem tem em mãos salas de estar com espaço não convencional. Divididos em módulos, eles oferecem mais flexibilidade e asseguram que cada espacinho que você tem disponível seja propriamente ocupado.
Em U
Esse aqui é perfeito para preencher espaços maiores e grandes famílias! Como o nome diz, ele tem formato de U, o que significa que ele não tem UM canto, mas sim DOIS. Chega de brigar pelo lugar favorito no sofá, tem para todo mundo!
Chesterfield
Por fim, o Chesterfield é aquele sofá abotoado, com um design clássico. É uma peça com o look atemporal e que pode se encaixar tanto em espaços grandes quando mais compactos.
Os tecidos
Por fim, agora que a gente já sabe o tamanho e o estilo que mais combina com a sua sala de estar com sofá de canto, é hora de encontrar um tecido para finalizar esse design. Existem excelentes opções em linho, veludo, couro, suede, chenile, tweed e outras.
A escolha vai depender de fatores como investimento desejado, tempo de uso e, por último mas não menos importante, se você tem animais em casa (por “animais” leia-se “gato”). Tendo em vista esses pontos levantados, pesquise materiais que sejam resistentes a manchas e tenham boa durabilidade.
Para o caso dos felinos (que, confie em mim, vão querer afiar as unhas no estofado) procure tecidos com tramas fechadas. Suede é uma opção com excelente custo-benefício para esse caso.
Vem com a gente se inspirar para fazer a sua decoração e dê mais personalidade para a sua casa
E está pronto! Agora é só compor a sua sala com sofá de canto, fazer aquela pipoquinha e relaxar. Continue em nosso blog para conferir outras dicas para se inspirar e deixar a sua casa com a sua cara! Saiba como ter um home bar na sua sala, dicas de tons de verde e azul para pintar sua casa e muito mais!