Decoração escandinava: saiba como levar a tendência para o seu lar!

Conheça as principais características da decoração escandinava e aprenda como você pode levar o estilo para dentro do seu lar

Tons mais neutros, formas orgânicas e simplicidade: essas são características básicas do estilo escandinavo, ou skandi, como também é conhecido.

Tendência mundial que ganhou força em muitos lares, a decoração escandinava é uma maneira de levar a natureza para dentro de casa, dando ao espaço uma sensação de frescor e fuga dos elementos tecnológicos e modernos.

E para levar toda essa potência para o seu lar não existe segredo: pode ser feito através de pequenos detalhes ou de uma repaginação total. Isso, claro, depende do quão disponível você está para repaginar a sua residência.

Por isso, hoje vamos contar um pouco mais sobre o skandi e como é possível aplicá-lo na prática.

O que é a decoração escandinava?

A decoração escandinava busca inspiração em um estilo de vida bem diferente do nosso: dos países nórdicos. Apesar de muito recente para nós, o movimento começou no século XX e teve como principal influenciador o artista Carl Larsson.

Mas a essência do skandi vai além do decorativo. Ela preza pela simplicidade no viver, em precisar de poucos bens materiais e buscar refúgio no que a natureza pode dar, como os elementos, as cores e até mesmo a iluminação. Aqui, o principal foco é ter um ambiente aconchegante, agradável e funcional.

Uma paleta de respeito!

O principal destaque de uma decoração escandinava está na escolha das cores. Esqueça tons vibrantes e chamativos, eles não têm vez nesse estilo. Pelo contrário, o que predomina no skandi são cores neutras e claras, como o branco, o cinza, bege, os tons pastel e até mesmo de madeira clara – como o pinus.

Mas não pense que essa escolha é por um acaso, viu? Como já falamos, o estilo é originário de países que, em alguns períodos do ano, têm pouco período de luz, ou seja, optar por essas tonalidades ajuda a manter o espaço bem claro e o iluminado.

Ah, vale lembrar que aplicar esse conceito na sua casa não significa que todas as paredes devem ser brancas. Temos diversos exemplos de ambientes com inspiração escandinava e, não necessariamente, ela é aplicada 100%. Dá sim para mesclar com tendências que são mais brasileiras, por exemplo.

Em busca do natural

Outro grande destaque da decoração escandinava é investir em elementos naturais. Mas como trazer isso para a nossa realidade? Através de móveis ou objetos decorativos que tenham processos mais artesanais ou com materiais sem grandes intervenções industriais.

Um exemplo é escolher peças com a tonalidade natural da madeira ou apostar em formas orgânicas, aplicação de algodão, couro, linho e metal.

Não podemos deixar de citar também que a iluminação é uma grande questão dentro da decoração escandinava. Acima de tudo, a ideia é trazer cores, materiais e até uma disposição de móveis que resulte em mais luz e claridade dentro do ambiente.

Menos é mais

Por fim, o terceiro pilar da decoração escandinava é encarar o lema do “menos é mais”. Ele é aplicado tanto no design das peças quanto na quantidade de itens que você escolher colocar em um ambiente. Os móveis, por exemplo, possuem linhas retas em destaque, superfícies lisas e um visual facilmente combinável.

Já quando trazemos a ideia para algo mais subjetivo, a intenção é ter em casa aquilo que realmente é necessário, prezando muito mais pela qualidade do que pela quantidade. É buscar a essência na simplicidade e não no exagero.

Como aplicar o skandi em diferentes ambientes

Depois de saber um pouco mais sobre os pilares da decoração escandinava, ficou fácil entender como aplicá-los em casa, né? E, além de não existir nenhum segredo nessa missão, você ainda consegue levar o estilo para diversos ambientes da sua casa. Veja como:

Escolha uma cor principal para a parede. Você pode manter o branco se quiser, mas também é uma excelente ideia escolher um tom pastel de sua preferência para colorir ao menos um lado do cômodo.

– Não é necessário ter todos os móveis do cômodo com uma pegada skandi. Mas uma boa dica é investir no produto principal com essa estética com a mesa de jantar, o guarda-roupa, a cômoda…

–  Que tal misturar elementos? Dá para usar a imaginação e escolher combinações entre madeira e algodão, linho e couro, enfim, o que fizer sentido dentro do seu espaço.

Não se esqueça de prezar pela funcionalidade do cômodo! Invista em móveis e objetos que vão ter uso efetivo. Nada de comprar só por comprar, tá?

Gostou de saber um pouco mais sobre a decoração escandinava? Então não deixe de se inspirar em nossos ambientes que têm um pouco (ou muito!) desse estilo que conquistou lares mundo a fora!

 

Maria Mazza: