Lar Style

Dicas Inspirações Quarto Infantil

Decoração Montessoriana: TUDO o que você precisa saber + passo a passo

Você já ouviu falar da decoração montessoriana? Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto antes de levar essa decor para o quarto das crianças

O método montessori foi criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907. A metodologia é, principalmente, caracterizada por maior autonomia, liberdade e cuidado no desenvolvimento natural das crianças.

Na pedagogia montessoriana, o ponto mais importante é a possibilidade que a criança tem de se libertar e explorar novos aprendizados, para que os pais e professores consigam observar e compreender o processo de crescimento.

Em outras palavras: o método montessoriano é focado na observação do comportamento das crianças, dando um suporte eficaz e profundo no desenvolvimento de quem ainda está descobrindo o mundo.

Agora que você já conhece o método montessoriano, deve estar se perguntando: tá, mas o que isso tem a ver com decoração? E é sobre isso que vamos falar nas próximas linhas. Acompanhe e entenda com a gente tudo sobre a decoração montessoriana!

cama montessoriana

Decoração montessoriana: como funciona?

A decoração montessoriana é composta por móveis posicionados na altura da criança, para que ela tenha independência na hora de explorar os espaços. Para isso, é fundamental fazer um planejamento e deixar tudo ao alcance dos pequenos — com muita segurança e na companhia de um adulto.

Também é legal ressaltar que os quartos montessorianos são diferentes dos quartos comuns de bebê. Isso porque o método montessori preza por uma arrumação mais simples, deixando a criança livre para brincar quando quiser.

O quarto montessoriano pode ser montado para recém-nascidos e para crianças que estão na primeira infância (os primeiros cinco anos de idade). Uma dica é ir reformulando a decoração do quarto com o crescimento do seu filho.

quarto-infantil-montessoriano-decorado-inspiracao-mobly

Benefícios da decoração montessoriana

Além de ajudar no desenvolvimento, a decoração montessori permite:

  • Identificar os limites dos pequenos, assim como suas preferências;
  • Identificar capacidades e habilidades;
  • Aprimorar a coordenação e concentração;
  • Fortalecer a independência e confiança;
  • Estimular a criatividade.

Quarto infantil com prateleiras

Como montar um quarto montessoriano em 4 passos

Agora que você já sabe o que é e os principais benefícios do quarto montessoriano, está na hora de montar um espaço como esse para o seu filhote. Montamos um passo-a-passo para você seguir, confira:

Passo 1: escolher uma cama montessoriana

Diferentemente do berço, que deixa a criança dependente dos pais para realizar qualquer movimento, a cama montessoriana fica sempre o mais baixa possível, permitindo que o pequeno se levante sozinho sempre que desejar.

Outro ponto positivo desse tipo de cama é a sua proximidade com o chão — isso evita que a criança escale o berço e sofra um acidente.

Se quiser estimular ainda mais a curiosidade da criança, a dica é optar por camas montessorianas em formatos diferentes. No nosso site, por exemplo, você encontra cama de casinha, de cabana e até com escorredor.

Vale a pena entrar neste link e dar um conferida: https://www.mobly.com.br/infantil/camas-infantis/

quarto montessoriano verde

Passo 2: optar por móveis infantis

Móveis infantis permitem montar um ambiente próprio para o baixinho, onde ele tenha maior facilidade para brincar, estudar ou apenas fazer aquela bagunça.

Além disso, móveis com “tamanho de criança” minimizam as chances de deixar o seu filho com sensação de vulnerabilidade, já que o pequeno não se assusta com o mobiliário grande para ele.

Por isso, algumas dicas são usar mesas e cadeiras pequenas e baixas, tapetes infantis, puffs confortáveis para crianças e outros elementos de decoração que estimulem o seu filho a descobrir novas possibilidades.

Passo 3: tomar cuidado com o excesso de informações

É legal fazer uma decoração montessoriana com elementos que chamem a atenção das crianças. Porém, no quarto, o excesso de informações pode confundir os pequenos e até fazer com que eles percam o foco em determinada tarefa, já que existem muitas coisas para ver e fazer.

Então, evite o acúmulo de objetos e opte sempre por um visual mais limpo. Uma sugestão é usar móveis multifuncionais, como uma caixa de brinquedos que serve como um banco ou até mesmo uma cama com gaveteiro embutido.

Além dos itens decorativos, também é importante ter atenção redobrada quanto às cores usadas no ambiente. Tons pastéis são boas opções para o quarto, pois promovem a paz e o relaxamento. Aos poucos, à medida que a criança cresce, você pode ir adicionando cores fortes e brilhantes para estimular as brincadeiras.

Passo 4: prestar atenção na segurança

Uma vez que as crianças vão ter toda a liberdade para descobrir o ambiente, a segurança é um dos pontos fundamentais na hora de pensar o quarto montessoriano. Por isso, não deixe de seguir algumas dicas e garantir a segurança dos baixinhos:

  • Tampe as tomadas com proteções específicas para ambientes infantis;
  • Use tapetes macios para evitar que a criança se machuque ao cair;
  • Não use quadros com vidro. Opte pelo acrílico;
  • Instale barras fixas na parede para incentivar os primeiros passos do bebê;
  • Evite móveis com laterais pontiagudas, preferindo os com cantos redondos;
  • Use travas nas portas dos móveis caso queria que a criança não mexa no interior.

 

Viu como a decoração montessoriana é a opção certa para o quarto do seu filho? Com certeza, o método vai trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança. Aproveite para fazer brincadeiras e acompanhar cada etapa do crescimento.

No nosso site, você encontra diversos móveis montessorianos para montar uma decoração infantil. Assim, você deixa o ambiente perfeito para estimular a curiosidade dos pequenos com muita diversão e segurança.

Faça uma pesquisa e escolha os produtos ideias para a sua decoração montessoriana!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.