Lar Style

Dicas Inspirações

Sobreposição de Tapetes: como combinar em cada ambiente

A estação mais fria do ano já está chegando. Agora é um ótimo momento para quem quer inovar, no que diz respeito à decoração de interiores. Tapetes sempre são uma ótima opção para deixar os ambientes, como quartos, salas de jantar e de estar, mais agradáveis e aconchegantes para o inverno

A sobreposição de peças é uma forte aposta dos arquitetos e designers de interiores na atualidade. Ao invés de revestir o piso inteiro com carpete, pode-se fazer uma composição de modelos e criar uma decoração completamente personalizada.

Em projetos de shows roons e exposições é fácil ver agrupamentos de tapetes de formatos, estilos, tamanhos, cores, materiais e texturas diferentes. Num primeiro momento, essa ideia pode até parecer estranha, porque é mesmo complicado combinar tudo isso. Mas, com conhecimento e cautela, dá certo!

Realizando uma sobreposição de tapetes

A sobreposição de tapetes, em princípio, não faz sentido algum. Mas, usar peças diferentes para cobrir uma determinada área é uma solução criativa bastante simples, que pode trazer grandes benefícios à composição visual do espaço.

O resultado pode deixar a decoração muito mais rica, interessante, moderna e despojada. Além disso, ajuda a preencher e setorizar os cômodos, e delimitar funções.

decoração com tapetes na sala de estar

Esta foto pertence ao projeto FB do ambiente Sala de Estar.

decoração com tapete na sala de estar

Esta foto pertence ao projeto Apartamento na Barra do ambiente Sala de Estar.

 

Combinando as peças de forma harmoniosa

Para não errar nas combinações basta seguir alguns passos. Primeiro, somar um tapete liso a outro estampado, ou dois estampados iguais; e não de padrões muito diferentes, a não ser que tenham a mesma cor. O ideal são os de cores mais claras e neutras em tamanhos maiores e na parte de baixo – se as peças estiverem exatamente uma sobre a outra.

Dicas:

  • Os felpudos devem ser sobrepostos a modelos de fios mais baixos.
  • Os de tons mais escuros em cima dos mais claros.
  • Os de tamanhos menores sobre os maiores.

E aqueles de características artísticas únicas, considerados obras de arte, como os orientais, devem estar em posição estratégica na decoração. Geralmente, eles ficam o ponto focal principal do ambiente e são acompanhados de móveis neutros.

decoração com tapete na sala de estar

Esta foto pertence ao projeto Apartamento 200m2 do ambiente Sala de Estar.

“Não tem regras, mas, para criar harmonia, é importante ter comunicação entre as cores, misturar uma peça estampada e uma lisa, além de trabalhar com texturas.” – design de interiores Maju Hosken, em reportagem de Correio Braziliense.

Decoração com tapetes coloridos na sala de estar

Esta foto pertence ao projeto Apartamento Descolado e Colorido do ambiente Sala de Estar.

 

Adequando os tapetes aos ambientes

Os tapetes fazem toda a diferença na hora de decorar os ambientes. São peças quase que obrigatórias em certas composições, dependendo do conceito do projeto. Elas precisam estar de acordo, em sintonia, com o tamanho dos espaços. Também aos móveis e demais objetos existentes no conjunto. Pois o modelo ideal é aquele que fica embaixo de todos os itens do cômodo – ou pelo menos parte deles.

Tapetes pequenos entre estofados grandes, por exemplo, dão a impressão de que o cômodo é menor. Se a peça for bonita ou valiosa demais para ser descartada, ainda há solução. Nesse caso, ela poderia ser combinada a outras – a tal sobreposição.

Essa é a mesma resposta para quem quer economizar comprando uma versão reduzida, mas cara, e misturando com modelos maiores, porém mais baratos.

Decoração com Tapetes na Sala de Estar

Esta foto pertence ao projeto Residência Embu do ambiente Varanda.

Quanto à sobreposição de tapetes, o importante é se atentar aos possíveis exageros. Misturas demais podem tornar a decoração “enjoativa”. Essa alternativa é boa para todos os tipos de ambientes, mas é preferível àqueles mais amplos. A organização pode partir tanto do seu ponto central quanto do perímetro, como ficar melhor.

O ideal é não encostar os tapetes nas paredes. O piso do entorno os emoldurará.

decoração com tapetes estampados na sala de estar e jantar

Esta foto pertence ao projeto Perdizes IV do ambiente Sala de Estar.

 

Escolhendo tapetes para os quartos

O tapete também é uma importante peça na decoração dos quartos, combinando ou contrastando com os jogos de cama, tudo vai depender de cada proposta.

Nos dormitórios de casal as peças inteiriças são as mais indicadas. Se forem passadeiras, de cada lado da cama, precisam ser proporcionais aos criados-mudos. E quanto às cores, quanto mais neutras mais fáceis de combinar com o conjunto. Para camas de solteiro, pode-se optar por passadeira em apenas um lado da cama.

No quarto infantil, o tapete pode delimitar a área em que a criança brincará. Agora, se a criança for muito nova, a escolha do material é mais importante do que a forma. Tapetes sintéticos ou de algodão são mais fáceis de limpar.

decoração com tapete no quarto de casal

Esta foto pertence ao projeto Apartamento da Colecionadora do ambiente Quarto de casal.

decoração com tapete no quarto infantil

Esta foto pertence ao projeto Projetos Diversos do ambiente Quarto de menino.

O decorador precisa prestar muito a atenção quanto aos tapetes nos quartos, porque eles podem afetar seriamente a saúde de seus ocupantes, como causar alergias e outros problemas mais graves. Na dúvida, o ideal seria não ter tapetes. Mas, às vezes, não tem jeito.

Em ambientes de piso frio, ou em casas de zonas de clima rigoroso, só o tapete pode deixar a sensação térmica nos interiores mais agradável. Deve-se dar preferência aos materiais que acumulem menos poeira e sejam mais fáceis de lavar.  Em certas zonas, de mais circulação ou umidade, as palavras-chaves são praticidade e resistência. Para isso, os mais indicados são os tapetes absorventes, antiderrapantes, que suportam o alto fluxo de pessoas e secam rapidamente, impedindo o desenvolvimento de fungos.

Este post sobre o uso de tapetes foi escrito pela equipe Viva Decora.

  • Reply
    Junior
    20 maio, 2018 at 09:19

    Muito bom as dicas. Conheça minha página http://www.jrestofados.blogspot.com

    • Reply
      Aline Oliva
      28 maio, 2018 at 13:47

      Ficamos felizes que tenha gostado, Junior! 🙂

  • Reply
    CYNTHIA FELICIANO
    20 fev, 2021 at 12:30

    Muito boas dicas!

Comente

instagram @mobly

Instagram feed

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.