Lar Style

Inspirações Quarto

Memória afetiva: 10 quartos vintage que vão te inspirar

Com muito charme e nostalgia, quartos vintage trazem aconchego em cada detalhe

 

Queridinho de quem quer decorar os ambientes com uma pegada mais reconfortante, o estilo vintage busca inspiração nas raízes familiares e nos elementos que resistem às gerações.

No post de hoje, trazemos ideias para decorar um dos cômodos mais importantes e pessoais da casa, valorizando os laços afetivos que as peças características podem trazer.

Leia também: Móveis que duram para sempre – o que eu preciso saber

O que são móveis vintage?

quartos-vintage-quadros

Para entender por onde começar na hora de decorar os quartos vintage, é preciso saber o que esse estilo representa, né?

Entre todos os tipos de decoração existentes, este é um dos mais elegantes. Isso porque ele traz elementos que fizeram parte do mobiliário dos lares das últimas décadas, seja através de peças restauradas ou itens originais.

O termo, que tem origem na língua inglesa e faz referência às “safras de vinho” é um jogo de palavras esperto: assim como a bebida, móveis vintage se valorizam com o tempo.

quartos-vintage-guarda-roupa

 

 

Ah, e não se confunda! O retrô também é um estilo de décor que busca inspiração nas décadas passadas, mas não é a mesma coisa. O primeiro faz uso de elementos cuja estética remete a das casas dos anos 50 a 80, enquanto o segundo traz peças originais da época.

Encontre os móveis e acessórios certos

quartos-vintage-quarto-casal

Ok, você decidiu que quer incorporar esse estilo ao dormitório, mas e agora?

Por ser um tipo de decoração que valoriza peças originais das décadas passadas, visitar um antiquário pode ser uma boa maneira de começar.

Lá, você deve encontrar móveis e acessórios típicos, de material durável e com uma boa história por trás.

Agora, se os seus avós e bisavós tinham cuidado com o mobiliário, é provável que as peças estejam na família.

Elementos que passam de geração para geração são ainda mais especiais, pois conservam um pedacinho da memória das pessoas amadas.

Quartos vintage: por onde começar?

quartos-vintage-armário

Sabe aquela cadeira de balanço da sua avó ou a penteadeira da mamãe que você gostava de brincar? Elas são peças-chave para compor esse tipo de decoração, que é super bem-vinda em qualquer cômodo – mas, por agora, vamos falar do dormitório.

Quando for trazer esse estilo para o cantinho onde você descansa, é importante pensar que, além do visual, o aconchego e usabilidade são essenciais.

Pensando nisso, esses são alguns dos itens que você pode investir:

Cadeiras e poltronas

quartos-vintage-cadeira-de-fio quartos-vintage-cadeiras

Uma cadeira de madeira maciça ou aquelas teladas são exemplos clássicos e superfáceis de arranjar! Além disso, esse móvel pode acompanhar a penteadeira ou servir como apoio no closet quando você for se arrumar.

Já uma poltrona fofinha é perfeita para compor o canto de leitura onde você coloca os best-sellers em dia e relaxa da rotina atarefada.

 

 

Cômodas e penteadeiras

quartos-vintage-cômoda-cinza

Na hora de se arrumar para aquele evento especial, é legal ter um espaço reservado para guardar itens pessoais, né? É por isso que uma penteadeira é uma excelente opção, ainda mais se tratando de uma peça que era mobiliário tradicional nos dormitórios das décadas passadas – é a união de uma tendência atual com um elemento estético do passado para inspirar quartos vintage perfeitos!

Ainda pensando na organização do espaço, uma cômoda é maneira excelente de reforçar também a décor. Nela, você guarda as roupas dobradas e ainda tem o tampo disponível para apoiar objetos decorativos com a mesma proposta mais old school.

Decorações em geral

quartos-vintage-espelho

Essa é a hora de desengavetar aqueles crochês, bordados e itens feitos à mão pelos membros mais antigos da família. Uma colcha de retalhos, uma manta de lã, aquela almofadinha simpática com ponto-cruz… tudo isso ganha espaço nesse estilo de composição.

Mas não para por aí! Outros elementos decorativos também trazem charme vintage para o espaço, como luminárias e lampiões, vasos, almofadas, espelhos, tapetes, quadros… Ih, as opções são inúmeras, dependendo apenas do seu gosto pessoal.

quartos-vintage-quarto-criança quartos-vintage-mesa-de-cabeceira

 

 

Agora você já tem ideias e referências para começar a trazer esse estilo para o seu lar! Que tal dar uma olhada nos móveis de material maciço que a Mobly tem a oferecer? Assim, daqui a muitos anos você terá os seus próprios cantinhos e quartos vintage com a nossa ajuda 😉

E conheça também a cômoda perfeita para organizar o quarto!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.