Lar Style

Inspirações

Ideias para quarto preto: saiba como ousar na decoração

“Fica sombrio”, “com cara de mal-humorado”, “é muito claustrofóbico”. Você que alguma vez sugeriu para alguém que gostaria de ter um quarto preto já deve ter ouvido todos esses adjetivos como resposta.

Bom, nada poderia estar mais longe da realidade, e o texto de hoje vem te dar ideias para que você esqueça o que os outros falam e aposte num quarto preto que tenha a sua cara. 

A verdade é que a cor preta tem potencial de trazer para o seu quarto a sensação de um espaço maior (se você já escutou por aí que as cores escuras irão fazer seu cômodo parecer menor, esqueça – mito!), mais arejado e aconchegante – sem contar que irá trazer aquele toque extra de elegância, criatividade e dramaticidade. 

Veja essas dicas abaixo e entenda porquê um pouco de tinta pode ser tudo que você está precisando para aquele quarto preto dos seus sonhos. 

Por que apostar no quarto todo preto?

Quando falamos no lugar de dormir, é natural que desejemos um local que seja escuro, arejado e calmo.

A cor preta é perfeita para amplificar a escuridão e frescor nesse ambiente e, por consequência, nos ajude a pegar no sono. 

Mas não me entenda mal. Não estou sendo ingênuo ou algo que o valha. Eu entendo também que, culturalmente, a cor pode estar associada diretamente a emoções negativas, como os sentimentos de tristeza ou até mesmo de mistério.

Por isso, é necessário estar atento à iluminação e às texturas que serão inseridas dentro desse ambiente, para aliviar a tensão e trazer com mais facilidade a sensação de aconchego e elegância que o quarto preto, potencialmente, tem. 

Quarto com parede preta

A parede preta no quarto tem um potencial incrível de trazer a sensação de recuo e, assim, entregar a sensação de que um quarto pequeno é maior.

Isso se dá porque os tons escuros acabam disfarçando os limites de chão e parede, confundindo nosso cérebro onde uma começa e outra acaba. 

Em outras palavras, o preto tem o poder de absorver a luz de um espaço e desfocar a divisão entre as paredes, o que, por consequência, faz o espaço parecer maior.

Com as bordas “borradas”, o quarto preto ganha mais dimensão e profundidade, fazendo com que ele cresça e pareça menos apertado. 

A cama preta

 Agora que reforçamos bem que o preto tem o poder de trazer elegância e dramaticidade para o quarto, vamos para o personagem principal desse ambiente: a cama.

Estrados de madeira em preto podem parecer um pequeno detalhe, mas todo mundo tem que começar de algum lugar. Esse pode ser o seu passo número um para ver se o quarto preto funciona para você. 

A decoração para a cama de madeira preta pode estar em branco ou alguma outra cor primária.

Pense em peças de arte ou outros ornamentos em vermelho e branco para trazer suavidade ao ambiente sem deixar a dramaticidade de lado. 

Reforço mais uma vez que, para que um ambiente não se torne claustrofóbico, é importante ter atenção à iluminação.

Queremos um quarto preto elegante e não um local onde o Conde Drácula dorme num caixão. Se tem o piso em madeira marrom, traga esse mesmo tom ou o branco para suas cortinas e experimente paredes mais claras, como em azul celeste, por exemplo, para a sensação de um ambiente mais arejado.

Brinque com estampas

Imagine entrar em quarto preto de cima a baixo, sem elementos. Não parece muito interessante, não é?

Um dos grandes segredos na hora de criar um quarto preto convidativo é trazer elementos visuais que sejam atraentes ao olhar.

Se optou por um quarto com parede preta, invista em estampas para seus acessórios, como travesseiros, almofadas e outros tecidos.

Una esses elementos com um cobertor ou colcha que converse com as cores que você propôs nos acessórios. 

Quarto preto e branco

Calma, só coloquei esse título para chamar sua atenção.

Não vou falar de nada que invoque espíritos sinistros do outro mundo. Só vim te dizer que, se for investir num quarto preto, você pode dedicar um tempo a mais escolhendo as peças de arte que irão compor seu ambiente. 

Aposte em grandes fotos e retratos para decoração preto e branco com molduras elegantes sobre a cama, ou ainda em quadros de imagens abstratas em off-white.

Esses elementos poderão ajudar a trazer unidade ao visual do seu quarto preto e branco ou quarto preto e cinza. E se você seguiu a dica número três e escolheu uma cama de estrado preto, traga também uma roupa de cama branca ou off-white para combinar com as peças que você pendurou na parede. 

Quarto preto e cinza

Essa combinação de cores tem muito potencial para elegância e refinamento, sem perder em nada outras características importantes para qualquer quarto, como relaxamento, alívio e calma.

Busque entender qual estilo de decoração você quer trazer para seu quarto cinza e preto. Se tomarmos o conceito industrial, por exemplo, uma parede de concreto em cinza e cheia de texturas irá compor um ambiente que inspira muita segurança, força e poder.

Para um ambiente com um ar mais delicado no quarto preto e cinza, o rosa e o dourado poderão fazer uma bela composição, adicionados na roupa de cama, objetos decorativos e de iluminação.

Branco e bege também podem criar boas composições no quarto cinza e preto, trazendo um ar aconchegante às roupas de cama, tapete e almofadas.

O espelho no quarto todo preto

Você pode nem imaginar, mas essa peça tão simples e frugal é o verdadeiro canivete suíço das decorações. O espelho está sempre pronto para trazer ao cômodo exatamente aquilo que ele estava precisando – e com o quarto preto não vai ser diferente. 

Digamos que seu quarto todo preto não tem uma janela muito grande e você acabou com pouca entrada de luz natural – o espelho é quem vai te ajudar, refletindo a luz em outras paredes e criando a sensação de um local mais bem iluminado.

Ou digamos que mesmo em preto, o seu quarto ainda parece muito pequeno para aquilo que você esperava? Espelho! Com seu reflexo, ele vai te ajudar a trazer a ilusão de mais espaço.

Quarto preto com LED

Se estiver buscando um visual mais moderno ou pós-punk, as cores podem estar em uma iluminação criativa em um quarto preto com LED.

Para isso, é fundamental que você tenha um bom projeto de iluminação, afinal, como o preto absorve a luz, você pode correr o risco de acabar esbarrando em alguns móveis. Nós não queremos isso. 

O quarto preto com LED, além de uma iluminação adequada, deve trazer aconchego. Para isso, entenda quais serão os pontos de luz do seu quarto – os pontos onde é mais importante que você tenha uma iluminação de qualidade ou onde estão os itens de decoração que você quer ressaltar. 

As opções são muitas e a escolha vai depender da sua inspiração e aonde você quer chegar. Para um visual mais sóbrio, traga uma iluminação indireta e/ou colocada no forro do gesso; para um quarto preto com LED moderno, a escolha é a fibra ótica ou os pendentes suspensos. 

E já que está com a mão na massa, invista na melhor cadeira gamer que você irá encontrar – estilo sem conforto não adianta de muito no seu quarto gamer.

Comece com ousadia moderada

Eu entendo que por a mão na massa, pegar tinta e deixar sua parede preta do dia para a noite pode ser algo bastante ousado e assustador, ainda mais se você está começando a decorar agora.

Primeiro de tudo, entenda que você não precisa dar o passo maior do que a perna. Comece aos poucos e vá experimentando. Pinte o teto ou invista em um carpete preto – ou piso amadeirado escuro. 

Para seu quarto com parede preta, pesquise um papel de parede nesse tom, com estampa ou que combine o preto com outras cores que te agradem para trazer um pouco de contraste e criatividade para o seu quarto todo preto.

E se ainda parecer muito, comece a investir no seu quarto preto com uma parede só – e crie assim um ponto focal inovador para seu ambiente.

E aí, curtiu conhecer nossas ideias para quarto preto? Aproveite para ler mais dicas de decoração no nosso blog! Temos certeza que você vai encontrar mais sugestões para a sua casa.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.