Lar Style

Inspirações

Projetos minimalistas que vão te dar uma nova visão sobre decoração

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “não é preciso ter muito para ser feliz”. É verdade isso. Muita gente leva uma vida inteira para descobrir que não é necessário ter um imóvel abarrotado de coisas para estar bem.  

Ambientes minimalistas, como salas com poucos móveis, quartos práticos e sem excesso de ornamentos ou cozinhas planejadas,  podem ser igualmente confortáveis. A vantagem é que, neste caso, não é necessário se gastar tanto dinheiro e tempo de cuidado com a casa. Clique nas imagens para mais informações. 

Leia também: Quarto Casal: Decoração Minimalista e Natural

decoracao_minimalista_08

Mariana Martini e Bianchi & Lima Arquitetura 

O conceito minimalista de viver

Minimalismo não é só um tipo de decoração, mas quase uma filosofia de vida. E quem segue estes preceitos, certamente, aceita mais fácil as propostas de casas ambientadas no estilo minimal. 

Sabe aquela famosa frase utilizada pelos modernistas, de que “menos é mais”? Difícil de entender, não é mesmo? Mas o nosso pensamento segue esta linha de raciocínio.

Responda: o que é casa para você? Algumas pessoas são felizes em grandes mansões de vários ambientes. 

Outros já se sentem melhor em pequenas residências. E ainda têm aqueles que habitam tiny houses, trailers ou motorhomes. E este último tipo de gente, na maioria das vezes, alega que vive confortavelmente, com menos estresse e até mais felicidade. Mas como?

decoracao_minimalista_02

INÁ Arquitetura

Digamos que o conceito minimalista de viver simplifica as coisas. Se você possui uma casa com menos elementos, certamente terá que se preocupar menos com questões como limpeza e manutenção. E sempre que quiser renovar os ambientes também será mais fácil, simples e barato de fazer. E esta mesma ideia pode ser levada para vários segmentos da vida, como vestuário e alimentação. Uma contribuição para saúde de um modo geral.

Leia também: Decoração viva: 5 dicas para a saúde das plantas da sua casa

decoracao_minimalista_06

GF Projetos 

decoracao_minimalista_01

INÁ Arquitetura

Como montar uma decoração minimalista

Decorações minimalistas costumam ser bastante simples. Mas, por favor, não confunda ser simples com ser simplista. 

Não quer dizer que os ambientes da sua casa devam receber pouca atenção com relação ao seu planejamento ou que sejam menos confortáveis. Na verdade, eles devem apresentar a mesma qualidade de arquitetura e design que teriam os cômodos de qualquer outro estilo de residência.

Aliás, se você nunca viveu em uma casa decorada de forma minimalista, pode ser que se surpreenda quando adentrar em alguma. 

Geralmente, a sensação que temos em seus ambientes é de muita amplitude, boa iluminação e ventilação, energias positivas e, em certos casos, informalidade. O despojamento dos detalhes ornamentais nos permite sentir mais calma e tranquilidade.

Leia também: 5 passos para descobrir quais os móveis perfeitos para otimizar espaços pequenos

decoracao_minimalista_05

Revista Viva Decora e INÁ Arquitetura

Portanto, o segredo da decoração minimalista talvez seja o desprendimento. Assim como propuseram algumas correntes modernistas no passado, o caminho é não se apegar aos exageros e àquilo que não é, de fato, necessário. 

Então, pense como seria isto com relação aos ambientes do seu imóvel e todos os seus móveis, revestimentos e adornos. Por fim, voltamos à questão do “menos é mais”.

Digamos que, quando se trata de decoração minimalista, não quer dizer que a aparência não importe, mas, certamente, que a funcionalidade está em primeiro lugar. 

Para quê você quer um quadro com tantas camadas de molduras se precisamos apenas de uma para proteger uma gravura? Ou um sofá com tantos babados e cama com cabeceira exagerada se só o que precisamos de bases simples para repousar os nossos corpos?

decoracao_minimalista_04

Vilaville Arquitetura

As principais características dos móveis em estilo minimalista

Os móveis utilizados em decorações minimalistas, obviamente, também seguem essa diretriz. Suas linhas são puras, ou seja, não há recortes. Suas tonalidades costumam ser neutras – claro que em muitos casos, para os ambientes não ficares monótonos, faz-se pontos de texturas amadeiradas ou de cores primárias. E é comum ver nas superfícies a brincadeira dos artistas com as formas geométricas – como cubismo.

decoracao_minimalista_07

INÁ Arquitetura

A madeira é um material sempre muito bem vindo em qualquer decoração, e não seria diferente nas minimalistas. Se bem que, neste caso, por se tratar de uma decoração moderna com um ar futurista, também cai bem elementos com detalhes feitos em metal e vidro transparente. E texturas em três dimensões até são permitidas, mas deve-se tomar cuidado para que isto não fuja do conceito inicial da proposta – simplicidade e facilidade.

E aí? Que achou da decoração minimalista? Aposte neste estilo e descubra como é possível ser feliz com muito menos coisas e preocupações, mas com muito mais alegria e tempo livre.

decoracao_minimalista_03

Gabriela Toledo, Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores 

Essas dicas de decoração minimalista foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.