Lar Style

Inspirações

Estudo: 15 inspirações para dar um up no seu homeschooling

homeschooling_capa

Você já deve estar entendendo como é a vida em home office, certo? Você precisa de disciplina, horários certos de trabalho e descanso, foco e mesa e cadeira apropriadas para não machucar sua coluna ficando muito tempo na mesma posição. Já falamos bastante sobre isso aqui.

Mas e seus estudos? Homeschooling é um dos termos que estão sendo utilizados para definir esse período de estudos à distância. E, assim como foi e está sendo para você com o trabalho, essa nova fase exige cuidados e atenção especial para criar um ambiente de estudo apropriado.

Tocou o sinal, então sentem todos em seus lugares, papel e caneta na mão e atenção à chamada. Na aula de hoje, vamos passar algumas inspirações para o seu ambiente de homeschooling e para a formatação de um espaço adequado de estudo.

Leia também: Cantinho de estudos: Como montar

O que é isso?

homeschooling_o_que_isso

O termo homeschooling não é novo. Ele se refere à preferencia de alguns pais em ter os filhos aprendendo com tutores em casa ou online ao invés de manda-los para a escola. No entanto, em 2020, esse termo ganhou maior relevância, tendo se tornado em diversos países uma das recomendações básicas de prevenção ao coronavírus entre crianças e adolescentes.

E assim, de uma hora para outra, milhares de professores, pais e alunos em todo o país se viram diante de um cenário ainda desconhecido pela maioria dos brasileiros. Aulas em casa e a criação de um ambiente integral de estudo apropriado.

Essa experiência, apesar de desafiadora, pode ser fonte de muitas experiências enriquecedoras e memoráveis para toda a família. A atenção a um ambiente de estudo adequado já é um grande passo.

homeschooling_o_que_isso_4

homeschooling_o_que_isso_3

homeschooling_o_que_isso_2

 Qual ambiente usar?

homeschooling_qual_ambiente

Antes de decidir onde vai ser esse novo ambiente de estudo na sua casa, é preciso que você leve alguns pontos em consideração. Primeiramente, é ideal que seja um espaço amplo – não precisa ser gigante, mas deve ter espaço para colocar uma escrivaninha, uma estante ou prateleira de livros e um pouco de espaço para locomoção (xô, claustrofobia!). Evite escolher locais quentes ou frios demais, pois esse desconforto com certeza acabará se tornando uma distração.

Iluminação é outro ponto importante. Opte por um local que seja favorecido com bastante luz natural, já que é um ambiente claro e iluminado ajuda no aprendizado e criatividade. Não se esqueça de boas fontes de luz artificial para estudos noturnos ou em dias de pouca iluminação. Busque o apoio de uma luminária, além da lâmpada do teto.

Agora uma dica que já demos nas nossas newsletters para quem está de home office. Crie um espaço alternativo de estudo em uma área externa. Algumas horas por semana aproveitando o sol enquanto estuda será muito bom para a saúde. Veja essa seleção de móveis para área externa.

homeschooling_qual_ambiente_2

homeschooling_qual_ambiente_3

Escrivaninha e cadeira

Apesar de parecer, cadeiras não são todas iguais. Estude um dia inteiro em uma cadeira de cozinha ou de praia e entenda porque não. A cadeira de estudo deve ser bem acolchoada e ter um apoio para costas e braços. A mesa deve ter espaço o suficiente para todo o material de estudo, seja um computador, ou cadernos e livros; e para que todos esses elementos tenham um cantinho sem que tudo fique bagunçado ou amontoado. Organização é um dos pilares do estudo.

Leia também: 10 vídeos de organização: uma coletânea para conferir

homeschooling_escrivaninha_e_cadeira_2

homeschooling_escrivaninha_e_cadeira_3

Estante e prateleiras

homeschooling_estantes_e_prateleiras

Falando em organização, outros itens também podem ser incorporados para essa função e podem ajudar na produtividade. Se você tem espaço, que tal uma estante de livros? Elas são elegantes e terão espaço para muito mais além dos livros, como objetos de decoração e lazer. Agora, se espaço não é bem o forte do seu ambiente de estudo, vamos pensar verticalmente e trazer as prateleiras, afinal se o chão está lotado, deve ter algum espacinho sobrando nas paredes que dê para utilizar e organizar com material.

homeschooling_estantes_e_prateleiras_2

Espaço para leitura

homeschooling_leitura

É claro que seus filhos podem ler na escrivaninha, mas com pouco investimento e espaço, você pode criar um espaço alternativo de leitura, onde eles poderão se perder por horas nas páginas de um bom livro. Um tapete bem macio e algumas almofadas já dão conta do recado, mas se quiser saber mais, veja aqui no conteúdo sobre cantinhos de leitura.

Leia também: Canto de leitura: dicas de como criar o seu + o que o pessoal da Mobly está lendo?

homeschooling_leitura_2

homeschooling_leitura_3

E você, como é seu cantinho de estudo ou dos seus filhos? Compartilhe com a gente nos comentários quais são seus segredos para um cantinho tranquilo de aprendizagem.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.