Lar Style

Inspirações

Decoração de Páscoa: 12 dicas para o almoço em família

Algumas dicas de decoração de Páscoa por quem entende do assunto

O grande charme por trás da Páscoa – e um pouco do que faz essa data tão especial – é a grande variedade de maneiras diferentes que temos de celebrá-la. As pessoas mais religiosas vão à igreja assistir missas e cerimônias sobre a ressurreição de Jesus; aqueles com crianças em casa aproveitam a data para apostar nos ovos de chocolate e as divertidas caças aos ovos.

No entanto, podemos todos concordar que a Páscoa não está completa sem os grandes almoços entre familiares e amigos. E para você que vai receber convidados no próximo dia 17 de abril, separamos doze dicas especiais para você caprichar na decoração de Páscoa e deixar a sua mesa de almoço à altura dessa data tão festiva.

Bom dia, luz do dia

O almoço de Páscoa deve ser um momento alegre, então por que não abrir as janelas e deixar o sol entrar? Faça com que a luz natural de fora seja um espelho da alegria que você está sentindo em receber seus convidados. 

Na mesa, escolha peças cheias de muita cor, como pratos e toalhas de mesa. Traga vasos com flores coloridas para enfeitar a mesa antes e depois do almoço. Isso dará um toque de natureza e alegria à sua decoração de Páscoa. 

Ovos decorados

Um DIY muito interessante e fácil de fazer é utilizar tatuagens temporárias para decorar ovos e espalhá-los pela mesa decorada. Para isso, lave ovos (de galinha ou codorna) e deixe-os secarem bem. 

Em seguida, é hora de aplicar a tatuagem. Recorte a figura, retire o plástico protetor e aplique sobre a superfície da casca do ovo seca. Com um pano molhado, pressione (com muito cuidado) o papel até que esteja completamente úmido. Deixe a figura sobre o ovo por um minuto, retire o papel e deixe a tatuagem secar. Temos certeza que isso dará um charme extra à sua decoração de Páscoa

Escolha uma paleta…

Na hora de escolher as cores da decoração da sua mesa, comece por uma paleta de cores e deixe a sua imaginação te levar a partir daí. Uma ideia interessante é deixar que as cores do outono sirvam de inspiração para sua mesa, com tons terrosos e uma mistura de texturas naturais. 

… ou use sobreposição de cores fortes

Aposte em uma mesa descontraída, preparada para longas conversas – aquelas que duram pelo almoço, sobremesa e cafezinho – e só acabam quando o sol está se pondo. Queremos aquela sensação de “ainda não quero ir embora”. Velas coloridas, ainda que estejam apagadas, e cadeiras pintadas em tons brilhantes trarão a alegria que esse encontro representa. 

Abuse sem moderação

O clima leve da ocasião é perfeito para criar uma mesa com a mistura de elementos luxuosos (ou que pareçam luxuosos, já que não necessariamente as peças precisam ser caras). Para isso, misture elementos com cor de ouro, azul cobalto, creme e elementos metálicos. Inclua também uma peça que possa funcionar como um iniciador de conversa, como um anel de guardanapos ou jogo americano ousado – outras ideias são peças de porcelana ou vintage. Você pode também trazer objetos artesanais ou aqueles trazidos de viagens feitas a locais exóticos (se essa for a sua praia).

Ovos de Páscoa e presentes embrulhados

Essa é uma ideia para o seu corredor ou hall de entrada. Dê as boas vindas aos seus convidados colocando em exibição uma série de ovos de Páscoa e presentes embrulhados em papéis coloridos e estampados. Misture entre eles outras decorações como flores, fitas e orelhas de coelho. Os presentes podem até mesmo ser caixas vazias (só se certifique de não deixar nenhuma criança chorando na hora de ir embora pensando que iria ganhar um Playstation).  

Formal, mas sem deixar de ser amigável

Se o seu estilo é mais formal, tudo bem. Que tal montar a sua mesa inspirada no estilo de grandes restaurantes? Ao invés de uma grande mesa, opte por mesas menores espalhadas por um cômodo grande ou jardim. Decore cada uma delas com uma peça central de flores e velas. 

Tem talento com linha e agulha?

Se a sua resposta é sim, dê uma nova cara para seus simples guardanapos brancos e aposte em tutoriais de bordado na internet com o tema pascal. Agora se a resposta é não e esse talento não está na sua lista de atividades, você pode ainda substituir os gaurdanapos brancos por amostras de tecidos mais bonitas e coloridas, recortadas em formato de ovos ou coelhos. 

Hoje vamos comer fora

A Páscoa chega junto com os dias mais frios do ano, então aproveite seus espaços externos enquanto pode e faça um almoço no quintal ou jardim. Mas esteja atento, já que você tem os elementos da natureza ao seu favor, você pode manter as decorações de mesa mais simples. Uma ideia é acrescentar uma sessão de almofadas e mantinhas em algum lugar para caso o tempo esfrie. 

Tons pasteis

Cores nesse tom dão um clima alegre e bucólico a uma festa que marca o fim dos dias mais quentes do ano. Experimente tons de azul, rosa, verde, laranja. Uma boa ideia é experimentar com pratos, guardanapos e jogos americanos ou detalhes espalhados pela sua sala de estar. 

Num ninho de mafagafos…

Outra maneira de brincar com a temática dos ovos de Páscoa na sua mesa é trazer ninhos de pássaros decorativos (talvez com aqueles ovos de tatuagens temporárias que eu comentei antes). Você pode coloca-los dentro de pequenas xícaras de chá com ovos de codorna enfeitados, ou ainda apostar peças maiores, com ovos de galinha, e coloca-las como decoração sobre os pratos enquanto seus convidados esperam que o almoço seja servido. 

O importante é ser criativo tanto na decoração dos ovos que estarão sobre os ninhos, como aonde eles estarão dispostos. Bules de café e potes de açúcar são algumas opções mais fora da casinha. 

Mantenha a mesa natural

Sim, é verdade que existem muitas ideias criativas e coloridas para dar uma nova cara para essa Páscoa. No entanto, a velha mesa com cara de casa do interior nunca falha no quesito aconchego e elegância. Se o que você deseja para esse dia é paz e tranquilidade com as pessoas que são importantes para você, invista na simplicidade e deixe que esse clima envolva seu almoço. E feliz Páscoa!

Curtiu nossas dicas de decoração de Páscoa? Se fazer algo parecido em casa, não esqueça de nos marcar nas redes sociais para que possamos ver!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.