Lar Style

Inspirações

Cores neutras na decoração: saiba as vantagens de usar

Quando se trata de decoração, as cores neutras são verdadeiras telas em branco, apenas esperando pelas tintas do artista – nesse caso, você! 

O que vamos ensinar hoje é que as cores neutras não poderiam estar mais distantes do conceito de “chatas” e que podem beneficiar a decoração da sua casa de diferentes maneiras.

São elas quem irão trazer toda a liberdade para que você possa ousar e experimentar em termos de tecidos, acessórios e até mesmo outras cores, como aquelas mais vivas e brilhantes. 

O tom certo das cores neutras pode também dar um ar de mais limpeza e espaço ao ambiente, ou ainda uma aparência mais aconchegante e bucólica, de uma vida mais simples.

São também essas cores que vão te ajudar na hora de vender ou alugar seu imóvel, já que são elas que, além de atraentes, ajudam a trazer um clima de mais calma à casa – algo indispensável para que os potenciais compradores possam ver todo o potencial do que você está oferecendo para eles. 

Deu para entender onde estamos indo? Então puxe uma cadeira e me acompanhe nessas vantagens e modos de utilização das cores neutras na decoração. 

Quais são as cores neutras e como usar?

Dentro do contexto de decoração e design de interiores, é quase o mesmo que dizer a ausência de cores. São tons como bege, preto, branco e marfim – e suas diferentes tonalidades. E quando falamos em diferentes nuances, abrimos um leque gigante de possibilidades.

O bege pode apresentar um tom de rosa ou dourado; o branco pode apresentar um matiz amarelado, marfim ou azulado – só para citar alguns exemplos.

Resumidamente, essas tonalidades têm duas funções principais quando falamos em decoração: trazer a sensação de suavidade, neutralidade, calma e silêncio; ou o completo oposto – serem usadas como cores de fundo para inflexões e tonalidades mais intensas e dramáticas. 

Tudo em cor neutra

Se você está buscando um ambiente que seja decorado somente com cores neutras, busque utilizar diferentes tons de uma mesma cor para ajudar a criar um ambiente com ar sofisticado e elegante.

Nesse tipo de ambiente, quem irá ficar responsável por trazer uma personalidade mais quente serão as madeiras, presentes em pisos, vigas, molduras, portas e janelas, e tijolos ou pedras presentes nas paredes. 

Algumas dicas são optar por tons mais claros nas paredes se está usando estofamento escuro; utilizar carpetes em tons mais escuros que suas paredes; e complementar o look com acessórios com os principais tons que você utilizou nas paredes e chão. 

Paleta de cores neutras para parede

Caso nosso interesse seja utilizar a cor neutra somente como um pano de fundo para elementos mais ousados, o primeiro passo é começar pelas paredes, entendendo qual cor você vai querer usar, se irá partir para um esquema mais claro ou escuro, sem esquecer da quantidade de luz natural que esse ambiente recebe.

Lembre-se que cores escuras nas paredes poderão deixar seu ambiente menor, especialmente sob a baixa incidência de luz, por isso tente evitar esse caminho a não ser que esteja trabalhando com um quarto grande e claro. 

Esteja atento também à temperatura que as cores que você escolheu irão criar para esse ambiente, especialmente se você fez a escolha de paredes cinzas ou brancas.

Experimente trazer tons de azul para os estofamentos de sofás e poltronas; faça um contraponto com objetos de arte ou livros de tons mais quentes, como vermelho e laranja. Traga texturas, como madeira, metal e vidro. Como dissemos no começo, a paleta de cores neutras é a sua tela em branco, você é o artista, e as tintas são as suas ideias de decoração. 

Filhos da Mãe Natureza

À medida que, como sociedade, nos aprofundamos em temas como sustentabilidade, conexão com o meio ambiente e o futuro do planeta, é natural que o tema acabe por influenciar diversas áreas do nosso convívio, como cultura, moda e… decoração.

Tons neutros, como areia e outros tons terrosos têm o potencial de nos ajudar a criar conexão com o ambiente em que estamos inseridos, tornando-os mais calmos e acolhedores. 

A vantagem desses tons citados é que, por serem tons mais quentes e delicados, trazem a sensação de abrigo e amparo, especialmente quando comparados com outras cores neutras, como off-white e cinza, que são mais frios e dão um ar de distância para os cômodos. 

Serenidade: cores neutras para o quarto

Tons neutros são especialmente vantajosos para quarto de casal ou decoração de quarto infantil, já que podem trazer aquele clima de manhã de domingo preguiçosa.

Nas cortinas, eles vão permitir que a luz penetre somente o suficiente para iluminar, sem ofuscar a vista; nas roupas de cama, se usados com minimalismo, esses tons exigem pouco entendimento dos nossos cérebros e contribuem para a sensação de relaxamento. 

O seu quarto deve funcionar como um bálsamo onde você pode procurar refazimento. As cores neutras no local poderão te ajudar a descomprimir, se sentir mais descansado e rejuvenescido.

Pense bem, quanto spas com decoração rosa-choque você já encontrou por aí?

Bem-vindos

Se estamos pensando num hall de entrada, as cores neutras são especialmente importantes para a criação de um clima caloroso e receptivo no corredor.

Utilize-as nas paredes para uma sensação de maximização do espaço – de preferência uma tinta que seja resistente a produtos de limpeza, já que essas colorações podem ser facilmente arranhadas ou sujas. 

O lugar certo para o branco

Cores neutras também são especialmente elegantes e trazem um brilho especial para espaços ricos na cor branca e que tenham muito acesso a luz natural.

Esses matizes trazem uma sensação de mais frescor e modernidade ao ambiente, ao mesmo tempo que são entendidas como reconfortantes.

Nesses tipos de cômodo, uma das chaves pode ser apostar em tons de creme, sem esquecer de acrescentar textura através dos tecidos, que podem estar em um tapete, poltrona ou almofadas. 

Te amo, couro: cores neutras para a sala

Como já mencionamos, esse esquema de cores neutras é perfeito para trazer tons mais quentes e ousados, além de texturas para a sua decoração.

Tocou algum sino aí na sua imaginação? Sim, o couro! Masculino, selvagem e cheio de vibe anos 70. Temos aqui o potencial de criar a combinação perfeita do estilo retrô unido ao moderno.

A variação dos estilos tem potencial para trazer uma energia mais eclética para sua sala de estar – ou até sala de jantar.

E aí, curtiu nossas dicas de como usar cores neutras na decoração? Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras inspirações para a sua casa.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.