Lar Style

Inspirações

As cores perfeitas para decoração de sua sala de jantar

Um dos maiores prazeres da vida é comer – você já sabe, claro. Outro é poder nos reunir com a família e amigos para compartilhar uma gostosa refeição, jogar conversa fora, rir e se divertir. E tudo isto pode ser feito na própria sala de jantar da nossa casa. 

Só que a decoração deste ambiente precisa justamente refletir todos estes sentimentos. Do contrário, estaria em discordância com a sua função, não contribuindo bem com qualquer ocasião.

Clique nas imagens para mais informações.

Leia também: Lar colorido lar: Quais cores usar para alegrar o ambiente?

cores_decoracao_de_sala_de_jantar_4

Studio Canto Arquitetura

O fato é que a decoração da sua casa precisa ter harmonia e despertar reações positivas nas pessoas. A sala de jantar, por exemplo, tem que estimular uma boa interação, comunicação e também alimentação. 

Ela precisa ser alegre, mas, ao mesmo tempo, passar uma ideia de sofisticação. Mas, pergunta: elementos de que cor ou cores você pode utilizar neste ambiente do imóvel? Qual a indicação?

Pois bem, te convidamos a ler este texto e descobrir quais as opções de tonalidades para a decoração de sala de jantar

Veremos diferentes situações de projetos e como elas foram solucionadas por profissionais experientes – arquitetos e designers de interiores. Vamos lá?

cores_decoracao_de_sala_de_jantar_5

Marília Veiga

Opções de estilos para decorar sua sala de jantar

Sala de jantar é um ambiente da casa que costuma ser preenchido com poucos elementos, não é? Afinal, não há muitas funções que podemos dar a este cômodo. 

Então, devemos focar no principal, que é criar uma zona confortável para servir e fazer a degustação de alimentos. Sendo assim, as peças principais na sua decoração serão mesmo a mesa e as cadeiras- mas é claro que pode haver complementos a este conjunto, como um buffet.

Leia também: +43 Exemplos de Sala de Jantar para se inspirar

cores_decoracao_de_sala_de_jantar_3

Oscar Mikail 

Embora não sejam utilizados muitos elementos em decoração de sala de jantar, estes poucos já poderão ser suficientes para expressar um determinado estilo. E não podemos nos esquecer de nenhuma superfície, como as paredes; nelas, podemos aplicar muitas estampas e cores, o que ajudaria a afirmar ainda mais certo conceito visual. Combinando tons, texturas e acabamentos diferentes, é possível se chegar a vários resultados.

cores_decoracao_de_sala_de_jantar_1

Manoela Lustosa da Silva

Salas de jantar podem ser decoradas em diversos estilos. Ambientes modernos devem apresentar traços mais tradicionais ou ousados; terem um visual mais clássico, futurista ou neutro, tanto faz. 

Uma alternativa bem atual são as decorações clean, que ajudam a destacar melhor os pratos servidos. Mas as coloridas podem ser muito mais atrativas – principalmente se pensarmos que esta é uma das maiores zonas sociais da casa.

O importante é, neste caso, escolher um estilo de decoração que faça sentido, tanto pela função do ambiente quanto pelo restante da decoração da própria casa. 

Ao combinar elementos que tornem o cenário muito frio, isto tende a deixar as pessoas mais desconfortáveis – e este não é o nosso objetivo, não é? Então, pense em uma alternativa de equilibrar tudo, como tons frios e quentes.

cores_decoracao_de_sala_de_jantar_6

Vanja Maia

Que cores usar na sala de jantar?

É muito difícil ouvir falar em “regras para decoração”. Então, em tese, não há nada que te impeça de escolher a cor que quiser para usar como destaque na decoração da sua sala de jantar de casa. 

Lembrando que branco, cinza e preto geralmente, por serem cores neutras, são deixadas de pano de fundo. Contudo, eles podem ganhar maior ou menor grau de importância no cenário, dependendo da proposta de decoração.

Então, é possível ver muitas decorações de sala de jantar onde o maior destaque é mesa, cadeiras e até luminárias em cores neutras. Veja nos exemplos deste texto imagens de salas com grandes superfícies em tonalidades de branco e preto absolutos. 

Mas perceba também como estes mesmos cenários ganharam vida com pequenos toques de cores intensas, como o rosa choque.

cores_decoracao_de_sala_de_jantar_7

PPStudio Espaços Criativos

É claro que você pode criar uma linda decoração de sala de jantar em cores como verde, azul, turquesa e roxo. 

Mas estas mesmas cores, consideradas frias, podem desestimular um pouco as pessoas no ambiente – algo que só é bom quando se deseja fazer algum controle da comilança. Se você quiser mesmo passar uma ideia inversa, invista então em cores mais quentes e alegres – como vermelho, laranja e amarelo.

cores_decoracao_de_sala_de_jantar_2

Start Arquitetura e Fernanda Peçanha

Certas combinações instigam muito mais o apetite. Já pensou, por exemplo, porque algumas marcas de fast food colocam na sua identidade visual amarelo com vermelho ou verde com vermelho? 

É porque isto nos faz lembrar de alimentos naturais e frescos ou pratos quentes e cheirosos. Então, que mensagem você deseja passar com a decoração da sua sala de jantar? Outra ideia é apostar numa decoração multicolorida.

cores_decoracao_de_sala_de_jantar_9

MeyerCortez Arquitetura & Design

Como harmonizar a decoração da sala de jantar?

Lembra que falamos que é preciso equilibrar as coisas para tornar a decoração da sua sala de jantar mais harmoniosa? Então, pensando na questão das cores, como será que se faz isto? 

Assim, pense numa balança de pesos. É igual. Sabemos que cores frias levam as pessoas a se controlarem mais com relação à suas vontades e sentimentos, já as cores quentes o inverso. Este é o segredo.

Digamos que você quer montar uma sala de jantar com um fundo em branco e, em destaque, ter uma parede ou um jogo de cadeiras na cor turquesa, por exemplo. 

Para equilibrar as coisas, a solução é adotar peças de materiais ou cobrir superfícies com revestimentos de tonalidades quentes, como a madeira. Já uma cor tão forte quanto o vermelho deve ser controlada com peças em inox prateado – sugestão.

cores_decoracao_de_sala_de_jantar_8

Danyela Corrêa 

Os especialistas em harmonização de interiores ensinam que há dois ciclos dos elementos. Num sentido, conseguimos controlar os efeitos, e em outro, intensificar. 

Assim, para destacar um jogo de mesa e cadeiras em laranja, pode-se cobrir uma parede de fundo com uma tinta verde. Se o ambiente ainda está “quente” demais, use um grande lustre metálico ou com pingentes de cristal no centro para “quebrar” esta força.

O que acha destas dicas? Inspire-se nas imagens que trouxemos e crie uma linda decoração para a sua sala de jantar.

cores_decoracao_de_sala_de_jantar_10

Studio Scatena Arquitetura

Essas dicas de cores para decoração de sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.