Lar Style

DIY

Casa: 7 reformas pequenas que você mesmo pode fazer

Com criatividade e inspiração, você pode deixar cada canto da sua casa com ar de revitalizado

reformas_pequenas

Nossa casa é o reflexo da nossa essência. Cada ambiente diz muito sobre nossa personalidade, gostos e estado de espírito. Não é à toa que, de tempos em tempos, surge aquela vontade de renovar os ares.

Assim como a gente troca de visual para traduzir nossa identidade, seja cortando o cabelo ou fazendo tatuagem, por exemplo, mudar a casa acaba fazendo parte desse movimento.

Se você acha que reformar a casa dá trabalho ou é muito caro, é hora de desconstruir essa ideia e investir em coisas que farão toda diferença no resultado. Descubra agora como colocar a mão na massa e deixar cada espaço com sua marca registrada.

Leia também: Decoração: LGBT+s que você precisa conhecer! ?

Coloque a criatividade para trabalhar e faça você mesmo

Com a quantidade de tutoriais no estilo do it yourself (DIY) ou “faça você mesmo”, qualquer pessoa pode encontrar soluções personalizadas para a reforma da casa. Esse recurso é excelente, principalmente quando o orçamento está um pouco apertado.

Além disso, a casa fica com uma marca bastante pessoal. Por isso, pesquise ideias para se inspirar, leia o passo a passo e assista vídeos de como reformar a casa.  Anote tudo o que você vai fazer e mãos à obra.

  1. Analise tudo o que você tem

reformas_pequenas_analise

Para começar a sua reforma, faça uma avaliação de tudo o que você já tem em casa. Leve tudo em consideração: móveis, tintas, tecidos, objetos de decoração, entre outros. Separe itens legais que estão guardados em uma caixa e deixe a imaginação fluir.

Antes de se desfazer de móveis, veja se não tem alguma possibilidade de dar uma repaginada. Muitos deles poderão receber uma nova cara e voltar com outra função depois da reforma.

Depois de decidir o que vai, o que fica e o que será transformado, é hora de providenciar os materiais para a obra.

  1. Repaginando a cozinha

reformas_pequenas_cozinha

A cozinha é o coração da casa. Afinal, é desse espaço que saem comidinhas gostosas, seja para refeições triviais ou para almoços e jantares com convidados. É por isso que ela deve ser sempre aconchegante.

Geralmente, o que dá um ar de beleza na cozinha é a mobília, principalmente se ela estiver adequada ao espaço. Uma boa dica para reformar esse ambiente, sem precisar de muito quebra-quebra, é pintar os azulejos e pisos com tinta epóxi.

Outra ideia pintar, trocar as portas e colocar adesivos nos armários. Outra opção é transformar um velho guarda-roupa em uma cristaleira. Basta substituir as portas de madeira por vidro e usar as antigas portas para fazer prateleiras do móvel.

Leia também: Parede de Tijolo: Deixe sua Cozinha Incrível

  1. Sala mais aconchegante

reformas_pequenas_sala

A reforma da sala pode contar com pinturas nas paredes. Nesse caso, você pode optar pelo conceito monocromático ou ousar um pouco mais, pintando uma parede de uma cor mais forte ou colocar adesivos.

Aproveite para trocar as cortinas e as capas das almofadas. Basta assistir tutoriais de costura e fazer na medida certa e com o tecido que você escolher. O rack antigo pode dar lugar a um suporte de TV na parede.

Para deixar o ambiente mais aconchegante, faça uma luminária e invista em lâmpadas dicroicas para destacar determinados objetos. Ah! Não se esqueça de um belo vaso de plantas para dar mais vida à sua sala.

Aproveite as peças desse móvel para cortar e fazer prateleiras e nichos que podem ser colocados ao lado da TV. Se sobrar madeira, faça um aparador suspenso com o tampo, por exemplo.

Leia também: Decoração de inverno para Sala: 10 inspirações quentinhas para você

  1. Escritório versátil e prático

reformas_pequenas_escritorio

O foco do local onde você estuda ou trabalha deve ser a produtividade. É por isso que o escritório deve ser bem iluminado e com móveis funcionais.

Cubra a escrivaninha com adesivos que imitam madeira clara. Faça pequenas prateleiras sobre ela para acomodar livros, porta-canetas, entre outros objetos. Faça um mural de cortiça ou reserve um espaço do escritório para receber post-its com recados e lembretes importantes.

Se você também usa esse espaço para relaxar enquanto ouve música ou lê um bom livro, instale uma rede.

Leia também: Dicas de organização para seu escritório em casa

  1. Quarto de cara nova

reformas_pequenas_quarto

Dar uma nova cara para o quarto também pode ser fácil e barato. A ideia é trocar a antiga cabeceira por uma mais estilosa. Você pode usar a antiga e forrar com espuma e um novo tecido.

Faça uma cortina, modernize os quadros, com pintura e apliques e faça uma luminária que combina com o ambiente. Não deixe de investir em cores que remetem à tranquilidade e ao descanso.

Papéis e tecidos de parede deixam o ambiente aconchegante. Você também pode fazer seu próprio armarinho de apoio de cabeceira usando gavetas de um móvel que você pretende aposentar. Basta fazer uma boa pintura e prender na parede com parafusos.

Leia também: 3 ideias de decoração para quarto de casal

  1. Lavanderia funcional e organizada

reformas_pequenas_lavanderia

A lavanderia não precisa ser um espaço dedicado à bagunça e à desorganização. Se o espaço for pequeno, coloque prateleiras na parede acima da máquina ou tanque para acomodar produtos de limpeza.

Se você usa esse cômodo para guardar ferramentas, providencie caixas organizadoras e coloque-as em um local que não pegue umidade. Outra dica é pintar as paredes e o piso com tinta epóxi.

Leia também: Nossas dicas favoritas para a organização de armários

  1. Mais vida no jardim

reformas_pequenas_jardim

Um espaço dedicado para o cultivo de plantas, flores e até uma mini-horta faz com que a casa fique com ar de mais vida e alegria. Se você já tem um jardim, redecore os vasos com cores alegres.

Outra dica é construir um pergolado com plantas trepadeiras. Você pode fazer essa estrutura com madeira. Lembre de que é preciso preparar o material com verniz para áreas externas.

Caso você opte por um pergolado de metalon galvanizado, invista em um anti-ferrugem e tinta para evitar ferrugem. Depois, é só colocar as trepadeiras que você gosta. Aproveite o clima para plantar flores e cuidar da terra colocando adubo.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.