Lar Style

Dicas

Varanda Gourmet: saiba como decorar este ambiente

Varanda gourmet é um setor do apartamento dedicado à confraternização de pessoas e degustação de alimentos. Veja como decorar este ambiente.

Os novos empreendimentos imobiliários têm apresentado grandes surpresas. Atualmente, é comum a construtoras oferecem varandas mais amplas que podem ser transformadas em espaçosas áreas gourmet. 

A ideia seria, justamente, criar uma extensão para a sala de estar e jantar – uma opção de lazer a mais para os moradores, um ponto dentro de casa para a recepção de amigos e familiares. 

Mas, como montar a decoração nesse local? Veja, a seguir, como acrescentar mais charme e elegância a esta área de seu apartamento.

Leia também: Decoração de Área Externa: 7 dicas para aplicar em casa.

Como decorar a varanda gourmet por Viva Decora. Ambiente projetado por Patrícia Hagobian.

Qual a real vantagem das varandas gourmets?

Muitos apartamentos construídos recentemente apresentam uma varanda gourmet. Trata-se de uma área totalmente aberta ou com ampla abertura onde se tem, quase sempre, uma churrasqueira e um ponto de água. 

E no restante deste espaço é possível criar uma linda área de convivência, com pia, fogão, geladeira, uma mesa confortável e outros eletrodomésticos típicos de uma cozinha com copa.  Essa área pode ser integrada a sala de estar, de jantar ou a outro ambiente interno do imóvel.

O propósito das varandas gourmets é reunir as pessoas para as refeições e também o preparo dos alimentos. Sua decoração costuma ser alegre, um convite à diversão e ao lazer. 


Como decorar a varanda gourmet por Viva Decora. Ambientes projetados por Iara Kilaris e Karen Pisacane.

Como decorar uma varanda gourmet

A área gourmet é um ótimo local para reunir as pessoas. Por isso, ela precisa ser bonita, confortável e aconchegante.  

Ela deve ter espaços multiuso, voltados para o preparo e para se servir dos alimentos, e também para a apreciação da paisagem e o relaxamento. Tudo estrategicamente posicionado de modo a permitir a realização de todas estas tarefas.

Use nossas dicas como guia para criar uma decoração encantadora para a varanda de sua casa. Mas, antes, não se esqueça de definir um estilo para o local. 

Equipamentos

Faz sentido ter numa varanda gourmet uma churrasqueira ou um forno de pizza. Também, um forno convencional e atá bancada de preparação de alimentos, um pequeno home bar com direito a um frigobar, vários suportes com organizadores de potes e frascos de temperos e, dependendo do caso, da região onde se reside, ter até mesmo uma lareira própria para espaços abertos.

 

 
Como decorar a varanda gourmet por Viva Decora. Ambiente projetado por Érica Salguero.

Como decorar a varanda gourmet por Viva Decora. Ambiente projetado por Daniela Dantas.

Revestimentos

Se você decidiu o tema para sua área gourmet, pode começar a planejar a decoração deste espaço. Um cenário mais rústico combina com tons fortes de terra e, por isto, pode ser legal ter no local algumas superfícies revestidas em tijolos, pedras ou madeira. Mas, para deixar tudo mais clean, o melhor são os tons neutros e os revestimentos mais lisos, como o inox e o porcelanato.

Agora, lembre-se que a área gourmet é uma zona de lazer da casa. Por isso, pode ser interessante apostar também em pontos de cores aqui e ali na decoração, para deixar o espaço muito mais alegre e divertido. Considere usar ladrilhos hidráulicos ou outros materiais com cores.

Como decorar a varanda gourmet por Viva Decora. Ambiente projetado por Idealizzare Arquitetos – Consultoria em projetos.

Como decorar a varanda gourmet por Viva Decora. Ambiente projetado por Sandra Pompermayer.

Móveis

Para receber bem os convidados na área gourmet, use muitos bancos, banquetas, cadeiras e até estofados ou almofadas fofas. É preciso também providenciar uma mesa para as refeições, que seja adequada ao tamanho do local.

Mesmo que a varanda de sua casa seja ampla, é importante saber aproveitar bem o espaço, estudando um jeito para que tudo fique bem posicionado. Os móveis planejados podem ser a melhor alternativa neste caso. 

 

Contudo, existem vários itens prontos – inclusive naquelas do ramo de jardinagem -, que podem ajudar no começo da montagem da decoração.


Como decorar a varanda gourmet por Viva Decora. Ambiente projetado por Mauricio Karam e SP Estudio.

Para garantir que o visual da varanda gourmet dure por mais tempo, é preciso saber escolher as peças certas, que sejam adequadas às condições desta área. Pode ser que no local haja muita incidência de luminosidade ou até mesmo que o espaço possa sofrer com a ação da chuva.

Então, é indicado que todos os estofados e estruturas de móveis sejam em material impermeabilizado, de fácil higienização e manutenção. As opções de materiais bem válidas para essas peças: pedra, concreto, polipropileno, acrílico, inox, rattan e fibra sintética.


Como decorar a varanda gourmet por Viva Decora. Ambiente projetado por Korman Arquitetos.

Como decorar a varanda gourmet por Viva Decora. Ambiente projetado por Érica Salguero.

Enfeites

Além de equipamentos e móveis, uma varanda gourmet precisa também de enfeites. Uma ideia é investir em quadros, esculturas e outras peças de arte, lanternas e luminárias – para criar um clima intimista em certos recantos -, e claro, vasos de plantas.

É interessante adicionar toques de verde na varanda, esse é o melhor jeito de trazer a natureza para dentro de casa. Assim, vale usar aparadores e estantes como apoio para de plantas no local, construir um mini jardim, horta vertical ou até intercalar alguns vasos com uma fonte em um ponto estratégico. Em caso de dúvidas sobre quais espécies utilizar no local, basta consultar um paisagista.

 


Como decorar a varanda gourmet por Viva Decora. Ambiente projetado por Doob Arquitetura.

E se por algum motivo você achar que tem muito vento ou luz incidindo no local, consulte um arquiteto. Ele lhe dirá qual a melhor forma de fazer o fechamento da varanda sem descumprir as regras do condomínio. 

Agora é sua vez: planeje a decoração de sua varanda gourmet! Encontre nas imagens deste texto alguma inspiração e, depois, inicie o seu projeto.

Essas dicas de decoração para a varanda foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @moblybr

    Instagram

    Follow Me!

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.