Lar Style

Dicas

Como Usar Tramas e Cordas na Decoração da Casa: Veja Dicas

Hoje em dia, devido a várias questões diferentes, como a consciência ecológica, faz-se de tudo para ambientar uma casa ‘mais por menos’ com muita criatividade.

E, com isso, é possível fazer bastante coisa na decoração com materiais bem inusitados como cordas e tramas.

Uso de cordas na decoração por Renata Matos

Ler também: Dicas incríveis de decoração das casas de praia para veraneio

Peças de materiais inusitados deixam a decoração mais interessante

Recentemente, muitos movimentos de arquitetura e design trouxeram a tona velhas questões que nunca deveriam ter deixado as conversas e debates profissionais.

Dentre elas, a de praticar o reaproveitamento ou o reuso de peças e materiais que não mais tinham utilidade ou serventia; e que, provavelmente, iriam para o lixo.

Os artistas têm proposto um destino melhor, que é o uso disso tudo na decoração de interiores.

Quem diria que pallets e caixas de feira acabariam sendo usados como estantes, sofás e camas. Garrafões, latas de refrigerante e potes de comida como vasos de plantas.

Escadas velhas como estantes. Cavaletes de obra como bases de mesa. Talheres usados como ganchos de parede.

Cômodas estragadas como bancadas de pia. E escorredor de massas como lustres pendentes. Enfim, ideias são muitas e uma é melhor que a outra.

Uso de cordas na decoração por Thaisa Camargo

As cordas não devem ser esquecidas nesta lista de possibilidades. Em lojas especializadas em materiais de construção é fácil encontrar tiras de sisal natural ou de polipropileno.

No dia a dia, a pessoa até as utiliza bastante, principalmente para prender ou amarrar coisas em serviços profissionais. Mas, dificilmente, vai pensar que elas servem também para a decoração de sua casa.

Acontece que é possível criar várias coisas interessantes para interiores utilizando cordas. Vejas as dicas especiais a seguir!

Exemplos de itens de decoração feitos com corda

Não existem limites para a imaginação criativa dos arquitetos e designers. Prova disso é que, em se tratando de decoração de interiores, muitas de suas propostas contêm peças feitas com tramas de cordas em destaque.

E isso aparece não só em projetos para varandas ou sacadas, diferente do que alguns possam pensar, mas também em quartos, salas de jantar e mais.

Uso de cordas e tramas na decoração por Revista Viva Decora

Fazendo uma rápida pesquisa na internet é possível ver ótimos exemplos do uso de cordas na decoração, do mais simples, tipo ‘DIY’, ao mais sofisticado.

Vê-se que se pode simplesmente encapar mesas de centro, banquinhos ou molduras de espelhos com as tiras.

Ou enrolá-las para formar um tapete redondo – o que, aliás, é algo que está super na moda. Também fazer luminárias pendentes, centros de mesa e sustento de prateleiras.

Uso de cordas na decoração por Adriana Scartaris e Andréa Barroso

Na arquitetura, as cordas podem aparecer como substituto de corrimões de escadas, divisória de ambientes e fechamento de pergolados. Agora, é no design que as ideias são ainda mais inovadoras.

Tem cordas sendo usadas para compor pesos de porta, para fazer estruturas de cadeiras e poltronas, sustento de camas pendentes, de cabideiros, e fechamento de armários – como o rack idealizado por Emmanuel G. Guzman.

Uso de cordas na decoração por Revista Viva Decora

 

Uso de cordas na decoração por Revista Viva Decora

Harmonizando objetos de corda na decoração

Conjuntos decorados com cordas apresentam certas características que têm tudo a ver com famílias de personalidade mais simples e despojada. Peças assim ficam bem em ambientes de estilo praiano, campestre, hippie e industrial.

E suas tramas, de texturas bem marcantes, contrapõem perfeitamente com itens modernos, de linhas retas e acabamento liso, em vidro, metal ou outro material nessa linha.

Uso de cordas na decoração por Studio Ecoara

Harmonizando objetos de corda na decoração

Conjuntos decorados com cordas apresentam certas características que têm tudo a ver com famílias de personalidade mais simples e despojada. Peças assim ficam bem em ambientes de estilo praiano, campestre, hippie e industrial.

E suas tramas, de texturas bem marcantes, contrapõem perfeitamente com itens modernos, de linhas retas e acabamento liso, em vidro, metal ou outro material nessa linha.

Como as tramas podem enriquecer propostas de decoração

Uma casa toda decorada numa mesma cor pode ser considerada monótona e angustiante. Do mesmo modo, um ambiente composto de peças em mesmo material e textura.

Algumas escolas, como a do feng shui, explicam que o equilíbrio visual e energético de um lar depende muito da mistura – em dose certa – dos elementos, como madeira, água e metal.

Uso de tramas na decoração por Danyela Corrêa

Peças com tramas marcantes, como as feitas com cordas, podem ser utilizadas para “curar” um ambiente com algum elemento em excesso. Explicado de outra forma, elas podem “quebrar” a sobriedade do cômodo decorado, deixando mais atraente e charmoso.

Quando somadas aos espaços, elas se destacam e chamam logo a atenção do observador. Dão movimento, mas não se sobressaem ao olhar.

Uso de cordas e tramas na decoração por Revista Viva Decora

Então, viu como peças de tramas marcantes, principalmente feitas em corda, podem mesmo deixar a decoração de uma casa mais bonita?

Inspire-se nessas imagens e comece agora seu projeto de decoração!

Estas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.