Lar Style

Dicas

O que você pode fazer para organizar, limpar e melhorar o visual dos ambientes da sua casa?

De acordo com a famosa especialista em organização da casa Marie Kondo – autora do best seller ‘A mágica da Arrumação’ -, manter a casa em ordem traz felicidade. E ela ainda diz mais, que é preciso manter em casa apenas o necessário. 

Este seria o segredo para que possamos nos sentir bem em nossa própria residência. Ou seja, limpar e organizar os ambientes impactaria diretamente em nossa qualidade de vida.

Enfim, qualquer pequena ação que geramos a favor da nossa moradia já traz grandes efeitos positivos para a nossa vida. 

Pensando nisso, desenvolvemos este texto para dar algumas sugestões do que você pode fazer em sua rotina para tornar os cômodos do seu imóvel mais agradáveis. Coloque tudo em dia com estas dicas bem simples e garantimos que tenha uma casa muito mais confortável. Confira. Clique nas imagens para mais informações. 

Leia também: Cozinha pequena: saiba como decorar e organizar esse ambiente

1_organizar_limpar_e_melhorar_o_visual_dos_ambientes

Glaucia Britto 

Passo a passo para colocar os ambientes em ordem

Comece o processo de arrumação da sua casa pela limpeza. Sim, indo atrás da sujeira, você já irá perceber um pouco sobre aquilo que está fora de lugar. 

Se a bagunça for demais, vá colocando os artigos que encontrar pelo caminho em um saco ou caixa organizadora, para que possa passar um pano umedecido nas superfícies de pisos e móveis.

Recolha tudo que não faz parte do ambiente em que está limpando; e num momento seguinte, coloque cada coisa em seu lugar. 

Na dúvida, para simplificar ainda mais o processo, divida a sua tarefa em etapas – categorização, limpeza, organização da casa e descarte, por exemplo. Depois de tudo pronto, sua casa parecerá mais agradável, ampla e até clara; e será muito mais fácil achar as coisas, agilizando as tarefas diárias.

2_organizar_limpar_e_melhorar_o_visual_dos_ambientes

Revista Viva Decora 

3_organizar_limpar_e_melhorar_o_visual_dos_ambientes

Roberta Andreolla

Durante a semana, preocupe-se em, com frequência, tirar os lixos e trocar roupas de cama e banho, também em lavar e secar roupas e louças; higienizar pias, vasos, fogão e geladeira; arrumar a cama; e guardar pertences já utilizados, como sapatos. E, de vez em quando, limpe as janelas; lave as cortinas; e passe aspirador no chão.

“Programe cada dia da semana para uma coisa diferente, por exemplo: duas vezes na semana você tira esses 15 minutos para varrer a casa e juntar a bagunça espalhada, uma vez por semana você tira pra dar jeitinho no banheiro e no quarto, uma vez por semana você dá um trato na cozinha.” – Priscila Sabóia, em reportagem de Revista Casa e Jardim.

Por fim, não se esqueça de fazer esta rotina de tarefas ser um momento agradável do seu dia. Limpe e organize as coisas com uma música de fundo, por exemplo. 

A ideia é você estar sempre feliz, emanando energias positivas que possam tornar os ambientes da sua casa muito mais saudáveis. E isto é como um ciclo: casa em ordem, dias melhores e mais felicidade para você.

10_organizar_limpar_e_melhorar_o_visual_dos_ambientes

Revista Viva Decora e Gabriele Barotto

Novas práticas para o seu dia a dia

Para que sua casa pareça sempre em ordem, assim que possível, mantenha o máximo de superfícies livres de objetos. Para começar, diminua o número de artigos de decoração sobre as bancadas e mesinhas. E também evite deixar pratos e panelas acumuladas sobre as bancadas da cozinha. Quanto menos coisas houver pela casa, mais rápido será o processo de limpeza e organização da casa.

Aposte apenas naquilo que for essencial para o funcionamento e estética dos ambientes do seu imóvel, e nada mais. Também tente evitar decorar estantes, mesinhas e outros espaços com objetos muitos miúdos, de difícil limpeza, que possam tornar os cenários visualmente mais poluídos, aumentando a sensação de bagunça.

Leia também: 4 práticas sustentáveis para a casa

5_organizar_limpar_e_melhorar_o_visual_dos_ambientes

Melissa Domezi e Carol Shiroma + Luiza Montemór

A organização da casa também deve se estender para dentro dos armários.

Como dissemos antes, tente separar os utensílios em categorias, guardando em nichos e gavetas específicas – ou seja, um lugar só para toalhas, talheres, e mais. 

Na cozinha, faça pilhas diferentes para pratos fundos, rasos e tigelas; panelas maiores embaixo das menores; e coloque os copos de cabeça para baixo. E no quarto, dobre as peças de lençóis juntos das fronhas, para ter sempre acesso rápido ao conjunto.

8_organizar_limpar_e_melhorar_o_visual_dos_ambientes

Revista Viva Decora 

9_organizar_limpar_e_melhorar_o_visual_dos_ambientes

Revista Viva Decora 

Novos móveis e acessórios para a sua casa

Itens multifuncionais de decoração devem ajudar bastante na questão da organização da casa também. Nesta lista estão vários modelos de móveis práticos. 

Por exemplo, aquelas peças dobráveis, como sofás e mesas, que podem ser recolhidas quando não estiverem sendo usadas. E ainda as camas box, que podem vir com espaço interno precioso para guardar os mais diversos itens pessoais.

Mais móveis que podemos citar agora são, primeiro, as sapateiras – que podem, além de guardar sapatos, servir de apoio para televisores ou outros aparelhos. 

Depois, mesinhas de cabeceira com vários nichos, perfeitas para guardar ordenadamente livros, documentos e remédios. E, por fim, os baús – um espaço extra para guardar brinquedos; e nichos e prateleiras, sempre úteis de muitas formas para a decoração da casa.

Leia também: 8 móveis versáteis exclusivos para diferentes ambientes do seu lar

Leia também: Quarto: como arrumar a bagunça com acessórios organizadores

Leia também: 5 tipo de móveis multiuso que podem otimizar espaços da sua casa

4_organizar_limpar_e_melhorar_o_visual_dos_ambientes

Revista Viva Decora 

Quanto aos acessórios mais simples que você pode adquirir para a sua casa, devemos começar falando das bandejas decorativas

Também os conjuntos para banheiros, com porta-sabonete, escovas de dentes, e mais; e os ganchos para pendurar casacos e bolsas. Todas estas peças podem ser facilmente recolhidas de cena, agilizando a limpeza dos ambientes.

6_organizar_limpar_e_melhorar_o_visual_dos_ambientes

Cleide Simões

Separe todas as miudezas da casa – desde cosméticos a temperos de comida – em potinhos etiquetados. Una os fios dos aparelhos de mídia com fitas de cores diferentes. 

Use divisórias de gavetas e suportes aramados para separar os itens nas gavetas e armários. E abuse das cestas para ornar os ambientes, além de guardar e separar roupas sujas e limpas, produtos de limpeza, toalhas de rosto, e tudo mais que quiser.

7_organizar_limpar_e_melhorar_o_visual_dos_ambientes

Arquitrecos 

Essas dicas para organizar a casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Conheça também a cômoda perfeita para dar aquele jeitinho na bagunça:

 

  • Reply
    Isabel
    28 fev, 2021 at 15:02

    Dicas preciosas……manter casa limpa,organizada
    Não é uma tarefa fácil…..requer tempo,paciência
    Determinação…..etccccc

Comente

instagram @mobly

Instagram feed

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.