Lar Style

Dicas

Sala com sofá de canto: 4 ideias + dicas de como escolher

Se você está neste texto, aposto que você está pensando em investir numa sala com sofá de canto.

Os sofás são as grandes estrelas da sua sala de estar, aquele cantinho perfeito para aproveitar uma preguicinha, maratonar séries, receber os amigos – ou ainda para decorar e deixar com a sua cara. 

Os sofás de canto são versáteis e confortáveis e ainda se encaixam perfeitamente em espaços grandes ou pequenos, trazendo mais versatilidade para a sua sala.

E para provar que você está no caminho certo, separamos aqui quatro ideias de decoração de sala com sofá de canto – e ainda algumas dicas que vão te ajudar a escolher o sofá perfeito para seu cantinho. 

Decoração de sala com sofá de canto: confira algumas ideias

Sofá de canto para sala de estar grande ou pequena – temos algumas ideias surpreendentes pra você. Confira abaixo:

#1 – O tamanho das almofadas

Se o sofá é a estrela da sua sala de estar, com certeza as almofadas são os coadjuvantes – o Robin para seu Batman, o Toquinho para seu Vinícius, o feijão para seu arroz.

E já que é assim, vamos brincar um pouco com as dimensões e adicionar à sua decoração de sala com sofá de canto algumas almofadas de diversos tamanhos, formas, cores e tecidos. 

Empilhe as almofadas menores na frente das maiores, especialmente nos cantos do sofá, porque isso ajudará a arredondar essas áreas. 

#2 – Sala (de estar + de jantar)

Muitas casas e apartamentos possuem salas de estar e de jantar conjugadas, e uma ótima maneira de seccionar esses dois ambientes é criando uma divisão com o sofá.

Basta imaginar uma linha invisível entre os dois cômodos e posicionar o sofá de canto no meio (apontando para a sala de estar, claro). 

Assim, você cria uma divisão clara entre os dois espaços e ainda pode ficar papeando com seus convidados enquanto está de olho nos quitutes que estão sendo servidos e saindo da cozinha conceito aberto. ; )

Adicione uma mesa lateral, um buffet ou carrinho/bar atrás do seu sofá e deixe a sua sala com sofá de canto ainda mais pessoal, com fotos de família e amigos, flores ou algum objeto decorativo que se conecte com a sua personalidade. 

#3 – Escolha uma cor para decoração de sala com sofá de canto

Definir uma cor ou tema dominante para sua sala de estar com sofá de canto é uma excelente maneira para compor uma decoração com harmonia.

Escolha uma cor que mais te agrada e brinque com suas diferentes tonalidades e combinações, investindo no sofá, almofadas, cortina e tapete.

Você pode também brincar com dois tons de cores neutras – e adicionar um terceiro matiz para dar mais personalidade.

Por exemplo, digamos que você apostou no cinza para fazer a decoração da sua sala com sofá de canto. Podemos brincar com os cinzas claro e escuros, numa pegada mais sóbria, e adicionar o amarelo para trazer ousadia. 

#4 – Iluminação (para espaços menores)

Quando trabalhamos com um sofá de dimensões maiores, como um sofá de canto, corremos o risco de deixarmos a sala com cara de apertada, especialmente se já não estamos nos planejando para uma sala grande.

Uma maneira de trazer mais dimensão à sua sala pequena com sofá de canto é apostar na iluminação, seja natural ou artificial. 

Por isso, aposte em cortinas que permitam uma boa entrada de luz natural pelas janelas e em luminárias posicionadas estrategicamente nos cantos mais escuros da sua sala. 

Mas afinal, como escolher o sofá de canto certo?

Agora que você já entendeu e se convenceu que uma sala com sofá de canto é a jogada certa para você, vamos ao próximo passo: como escolher o sofá certo para você? Vamos pensar em estilo, tamanho e tecido. 

Confira!

#1 – Planeje com antecedência

Antes de mais nada – antes mesmo de começar a pesquisa do modelo – é entender onde o seu sofá vai ficar, no canto direito ou no canto esquerdo, afinal não queremos comprar o lado errado por engano e acabar bloqueando uma porta ou o acesso a algum outro móvel importante.

Use fita adesiva colorida e marque no chão aonde você gostaria que seu sofá de canto ficasse – aproveite também esse momento para entender o tamanho que você tem disponível em comparação com o tamanho do sofá que você quer. 

Falando em tamanho, na hora de medir seu espaço, não deixe de levar em consideração o que mais você quer nesse ambiente.

Vai querer inserir uma mesa lateral? Vai querer uma luminária? Não se esqueça delas na hora de medir! Dessa maneira, sua decoração de sala de estar ficará muito mais adequada para o tamanho da sua casa.

#2 – Escolha seu estilo

Existem algumas opções de estilo mais comuns. Veja abaixo:

Chaise (ou como usar sofá de canto em sala pequena)

Esse é um estilo mais compacto, logo é ideal para sala pequena com sofá de canto, sem perder no conforto. Como muitos dos sofás nesse estilo já são pensados para apartamentos pequenos, você pode encontrar compartimentos por baixo do acento para guardar mantas, cobertores e almofadas. 

É um modelo que se encaixa perfeitamente para decoração de sala pequena com sofá de canto, como banquinhos e poltronas. 

Reclinável 

Essa é uma peça especial para quem tem um (ou mais) dorminhoco em casa – sabe aquelas pessoas que não conseguem ver um filme porque já estão dormindo nos primeiros 15 minutos? O sofá reclinável permite maior conforto e aconchego, já que os seus encostos reclinam para trás. 

Modular

Sofás modulares são especiais para quem tem em mãos salas de estar com espaço não convencional. Divididos em módulos, eles oferecem mais flexibilidade e asseguram que cada espacinho que você tem disponível seja propriamente ocupado. 

Em U

Esse aqui é perfeito para preencher espaços maiores e grandes famílias! Como o nome diz, ele tem formato de U, o que significa que ele não tem UM canto, mas sim DOIS. Chega de brigar pelo lugar favorito no sofá, tem para todo mundo!

Chesterfield

Por fim, o Chesterfield é aquele sofá abotoado, com um design clássico. É uma peça com o look atemporal e que pode se encaixar tanto em espaços grandes quando mais compactos. 

#4 – Os tecidos

Por fim, agora que a gente já sabe o tamanho e o estilo que mais combina com a sua sala de estar com sofá de canto, é hora de encontrar um tecido para finalizar esse design. 

Existem opções excelentes em linho, veludo, couro, suede, chenile, tweed e outras.

A escolha vai depender de fatores como investimento desejado, tempo de uso e, por último mas não menos importante, se você tem animais em casa (por “animais” leia-se “gato”). 

Tendo em vista esses pontos levantados, pesquise materiais que sejam resistentes a manchas e tenham boa durabilidade.

Para o caso dos felinos (que, confie em mim, vão querer afiar as unhas no estofado) procure tecidos com tramas fechadas. Suede é uma opção com excelente custo-benefício para esse caso. 

E está pronto! Agora é só investir na sua sala com sofá de canto, fazer aquela pipoquinha e relaxar. Deixe nos comentários abaixo as suas dúvidas e comentários – e bom descanso! 

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.