Lar Style

Dicas

Como aproveitar melhor os espaços em sua casa?

Casa pequena pode apresentar muitas vantagens. Por exemplo, seus espaços podem ser mais facilmente limpos e organizados, gastando menos tempo e menos produtos. Também podem ser mais aconchegantes, incentivando o convívio familiar. 

Contudo, nem sempre é tão simples decorar e otimizar os seus espaços. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e sugestões para você.

Leia também: 6 Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos Alugados

Leia também: Inove na decoração de apartamentos pequenos com dicas incríveis

otimizacao_espaco_casa_07

Duda Senna

Como ampliar ambientes?

Obviamente, ao falarmos sobre estratégias de arquitetura para ampliar ambientes de casas pequenas, logo pode surgir na sua cabeça uma ideia de derrubar paredes. 

Sim, a retirada de partes estruturais das edificações pode ser uma alternativa, desde que permitido. E quem determina isto? Bem, o projeto apresentado pela construtora ou o relatório de análise de um engenheiro estrutural. Do contrário, nada deve ser feito.

otimizacao_espaco_casa_05

Ubá Arquitetura

De fato, integrar os ambientes é a melhor forma de fazer com que as casas pequenas pareçam mais amplas. Mas é possível ampliar virtualmente os ambientes também. Por exemplo, pode-se optar por revestimentos de piso, parede e forro em cores claras ou espelhados; modelos de janelas com menos divisões e vidros mais transparentes; e muitos pontos de iluminação.

Outra estratégia muito boa é adotar uma mesma linguagem estética para a decoração de todos os ambientes da casa, promovendo uma unidade. Talvez fazer com que as linhas de um ambiente sigam até outro. 

Por exemplo, estender a linha do tampo de um armário da cozinha até a sala, sendo transformada em bancada de refeições e, mais adiante, no tampo do rack da TV.

otimizacao_espaco_casa_01

Carlos Rossi

Como criar mais espaço em uma casa pequena?

Vamos tomar como base as imagens apresentadas neste texto. Elas mostram muitas boas soluções de como aproveitar, ao máximo, os espaços de casas pequenas. 

Para começar, elas ensinam que uma cozinha e lavanderia bem planejadas podem ter os seus equipamentos embutidos nos armários e terem mais áreas de bancada. E que a divisão deste ambiente para sala pode ser feita apenas por uma meia parede.

otimizacao_espaco_casa_04

Gabriela Herde

Na sala, a mesinha auxiliar pode ser substituída por um nicho aberto que, eventualmente, poderá até servir de banco – assento extra para as visitas. A mesa de centro pode ser trocada por um pufe. A TV pode ficar não sobre o rack, mas mais ao alto, instalada em um painel, deixando a área de piso liberada para outros móveis. E qualquer cantinho pode ser preenchido por um balcão e até por um jardim vertical.

otimizacao_espaco_casa_03

Gabriela Herde

 otimizacao_espaco_casa_06

MAV ARQUITETURA

A varanda da sua casa pode ser utilizada de muitos modos; integrada a sala de estar como área gourmet, lavanderia, e até mini escritório – inclusive, sendo tudo isto ao mesmo tempo. 

E o quarto deve ter a sua verticalidade explorada ao máximo, incluindo toda a área de parede livre sobre a cama. Sua cama pode ter um gaveteiro ou baú na parte interna. Já o criado-mudo pode ser menor, com a possibilidade da luminária auxiliar ser instalada na parede.

otimizacao_espaco_casa_10

Juliana Matalon; e Juliana Lahoz

Veja também essas inspirações para área de trabalho e sala de estar.

 

otimizacao_espaco_casa_09

GoUp Arquitetura

otimizacao_espaco_casa_02

INÁ Arquitetura

Viu como é possível transformar os espaços de sua casa com alguns truques de decoração? Vamos lá, escolha um ambiente e comece a ampliá-lo agora mesmo!

Estas dicas dicas de decoração para ampliar espaços foram criadas pela equipe Viva Decora

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.