Lar Style

Dicas

Mudança de casa: Nossas 7 melhores dicas para se organizar

Estaríamos mentindo se disséssemos que gostamos totalmente de mudanças. Isso porque mudar também nos exige um esforço de abrir mão de coisas que gostamos, de nos adaptarmos e estarmos dispostos a vivenciar coisas novas e inesperadas. 

Mas, se superarmos essas dificuldades, podemos ter a chance de melhorar a nossa vida e sermos mais felizes. Então, mudar de casa pode ser uma boa oportunidade.

Agora, o que será que podemos fazer para facilitar este processo de alteração de residência? 

Por certo, este momento envolve muitas atividades complexas, que exigem bastante esforço, tempo e senso de organização. E será que tem um jeito de fazer tudo isso de forma mais fácil e tranquila para toda a família? 

Leia também: Quarto de bebê recém-nascido: o que não pode faltar? + 26 ambientes para te inspirar

Clique nas imagens para mais informações.

dicas_de_mudanca_10

Larissa Vinagre

Dica 1 – Se desfaça daquilo que não será levado na mudança de casa

Na primeira fase da mudança de casa, será preciso esvaziar todos os armários. Ao tirar item por item de dentro dos nichos e gavetas, você já estará realizando uma revisão de todos os seus pertences. 

Curiosamente, neste momento, perceberá que guardou coisas desnecessárias. Então, pode aproveitar a ocasião para revisar e determinar o que pode ser doado ou até mesmo descartado.

Pense o seguinte: pode ser que na sua casa nova não haja tanto espaço; que você queira ter ambientes mais livres de tranqueiras; ou abrir área para coisas novas e melhores. E a única solução para isto é se desfazer agora mesmo de tudo que for possível. 

Isto também deve facilitar o processo de mudança de casa, reduzindo o volume de caixas que será levado para o novo endereço.

Leia também: Organização: Top 5 itens para te ajudar com a casa

Dica 2 – Deixe tudo limpo para trás

Quando decidimos por nos mudar de residência, fechamos um capítulo de nossa vida. Imagine como você gostaria de ver as coisas quando olhar para trás. 

Espalhe boas energias para você, a sua família e aqueles que logo irão habitar a sua casa antiga. Também não faça com outras pessoas aquilo que não gostaria que fizessem com você.

Então, preocupe-se em deixar tudo limpo, principalmente os interiores de armários e eletrodomésticos que serão deixados na casa.

Se você for arrumando as coisas, organizando e limpando tudo ao mesmo tempo, também tornará o processo de mudança de casa mais fácil. Imagine que surpresa desagradável abrir na casa nova todas as caixas e descobrir os pertences amassados, quebrados e sujos. Não faria o menor sentido, não é mesmo?

Entendemos, portanto, que mudar de endereço é uma oportunidade também de pôr em ordem as coisas que estavam confusas. É uma verdadeira transformação de vida – mas que só depende de você.

Leia também: Decoração Montessoriana: TUDO o que você precisa saber + passo a passo

dicas_de_mudanca_3

Decor Fácil 

dicas_de_mudanca_4

NBC News 

Dica 3 – Organize as coisas de forma adequada

Mais uma sugestão que podemos dar é você começar a empacotar as coisas do armário ou do cômodo menos importante até chegar aos itens essenciais, utilizados no dia a dia. Deixe preferencialmente por último áreas como cozinha e banheiro

Também reserve, na arrumação da mudança de casa, os principais cadernos, equipamentos de mídia e roupas necessárias para suas atividades de estudo e de trabalho. 

Leia também: O que você pode fazer para organizar, limpar e melhorar o visual dos ambientes da sua casa?

dicas_de_mudanca_5

Jackson Design 

dicas_de_mudanca_9

Revista Viva Decora

Agora chegou a parte mais importante da organização da mudança de casa, que é embalar todos os pertences menores. Entra nessa lista, por exemplo, roupas, sapatos, artigos de papelaria, livros, louças, cosméticos, relíquias de família, brinquedos, e muito mais. 

Tudo que puder ser colocado dentro de caixas, melhor. Porém certos objetos, principalmente muito volumosos e assimétricos ou pontiagudos, não poderão ser guardados assim.

E o que se pode fazer a respeito disso? Bom, determinadas coisas podem ser colocadas dentro de caixas plásticas organizadoras. 

O legal de investir nessas peças é poder utilizá-las depois na organização da casa nova, dentro de armários, despensas, depósitos e garagens – jamais podendo ser considerado um gasto. Por fim, outras coisas poderiam ser colocadas em grandes sacolas de plástico ou de pano.

Tente, de alguma forma, identificar cada caixa ou cada sacola com alguma marcação – pode ser por números, símbolos ou cores. Anote este sistema em uma folha de papel em branco e deixe isso guardado sempre em sua bolsa pessoal. 

Leve esta planilha com você durante a mudança de casa. Então, quando estiver na casa nova, poderá usar isto para orientar o pessoal da mudança e guiar o momento da abertura das caixas.

Leia também: 10 vídeos de organização: uma coletânea para conferir

dicas_de_mudanca_7

Quarto Para Bebê e Ann Kelle 

Dica 4 – Proteja tudo que possa quebrar

Infelizmente, você precisa saber que, durante uma mudança de casa, sempre alguma coisa fica danificada. Mas é possível evitar isto ao máximo. Muito depende de como são embaladas as coisas. 

É óbvio que grandes móveis, principalmente não desmontáveis, precisarão ser colocados inteiros dentro do caminhão. E, antes e depois, percorrerão corredores e escadas, onde podem esbarrar e quebrar.

Algo que os especialistas em mudanças sempre recomendam é fazer uma pequena proteção de papelão em todas as quinas dos móveis. Chapas do material também podem ser colocadas envolvendo tampos de madeira. 

Vidros e espelhos devem levar um ‘X’ de fita adesiva em ambos os lados para evitar que, em caso de acidente, quebrem e machuquem alguém. E outras coisas podem ser enroladas com plástico especial ou plástico bolha.

Dicas 5 – Contrate uma boa equipe e leve as miudezas com você

Quando podemos contar com uma equipe especializada, dificilmente precisamos nos preocupar com a mudança de casa. Esses profissionais realmente lidam melhor com diversas situações delicadas. 

Eles sabem melhor como manusear adequadamente certos elementos, desmontar peças, carregar e remontar. Algumas empresas do ramo fornecem caixas e até grades aramadas para pendurar roupas delicadas.

dicas_de_mudanca_1

Belissa Corral 

dicas_de_mudanca_8

Frescuras da Tati e Newchic 

Dicas 6 – Desempacote as coisas em ordem de prioridade

Depois que chegar a casa nova, você entrará na fase mais demorada do processo de mudança de casa. Esse é o momento de limpar e organizar os novos ambientes de moradia. 

Haverá pilhas e pilhas de caixas e sacolas espalhadas em todos os cantos. Mas comece a desempacotar as coisas em ordem de prioridade. E o que é prioridade? 

Bem, prioridade é tudo aquilo que interfere na volta à sua vida normal – algo que pode ser o seu material de escritório ou de entretenimento. 

Depois que estes itens já estiverem no lugar certo, onde deverão ficar pelo menos nos próximos dias ou meses, todo o resto poderá ser organizado de forma calma, sem pressa. Assim, a mudança de casa realmente parecerá mais divertida – como deve ser.

dicas_de_mudanca_6

Homebnc e Wood Save 

Dicas 7 – Compre aquilo que falta

Ao desempacotar os seus pertences, você também terá a chance de fazer uma nova avaliação de tudo que possui. 

Por incrível que pareça, é provável que note que precisa de novos itens essenciais, em parte para se adaptar aos novos ambientes que começará a habitar. Talvez seja necessário comprar cortinas, tapetes e até armários, como aparador, sapateira, cristaleira e mais; ou simplesmente novas roupas de cama, mesa e banho.

Leia também: Nossas dicas favoritas para a organização de armários

dicas_de_mudanca_2

INÁ Arquitetura

Pronto, agora é só seguir esses 7 passos e fazer uma mudança de casa tranquila e bem organizada!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Ah, e aproveitando a mudança, dê uma renovada no banheiro com essa dica da Dani do canal Ricota Não Derrete.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.