Lar Style

Dicas

Limpeza da casa: passo a passo para deixar a casa brilhando

Uma casa saudável é uma casa muito bem limpa e organizada. E vamos combinar que boa saúde é algo de que, mais do que nunca, não queremos abrir mão. Sendo assim, não ignore nenhum espaço dentro da sua morada. 

Atente-se a todos os cantinhos do seu imóvel, a todas as salas decoradas. Não deixe nada passar, pois tudo pode ter influência no seu bem estar e de sua família.

Clique nas fotos para mais detalhes sobre os ambientes. ; )

Leia também: Nossos 8 melhores DIYs (e uma surpresa) para te tirar do tédio

limpeza_da_casa_02

Lili Giudice

Vamos começar a limpeza? Chame todos da sua casa – afinal, esta responsabilidade não deve ser destinada a uma única pessoa – e divida as tarefas – assim elas serão realizadas mais rapidamente e com menos desgaste. 

Preferencialmente, comece isso logo cedo, para fazer o dia render. Liste tudo que precisa ser feito. Junte os materiais necessários. E mãos à obra.

Neste texto, vamos falar especificamente sobre as salas de estar e de jantar e como podemos deixá-las mais limpas e bem cheirosas. Confira as dicas!

Leia também: +43 Exemplos de Sala de Jantar para se inspirar

Leia também: Dicas para montar a sala de estar perfeita

limpeza_da_casa_07

INÁ Arquitetura

#1 Ventile o ambiente

Você escolheu limpar a sala de casa. Então, a primeira coisa que deve fazer é abrir bem as janelas deste cômodo. Por quê? Para deixar o ar entrar e levar embora certas bactérias e outros microrganismos que poderiam fazer mal a saúde. 

Então, com o ambiente claro, olhe ao redor e veja tudo aquilo que deve ser organizado.

O que não for da sala – como roupas, brinquedos e mais itens – deve ser levado para os seus devidos lugares. Embalagens ou louças com comida e bebida – sobras das refeições e dos lanchinhos fora de hora – precisam ir para cozinha para serem devidamente higienizados ou descartados. E pode ser interessante levar para o pátio ou para a lavanderia mantas, cortinas, toalhas e capas de almofadas para serem lavadas.

limpeza_da_casa_06

Cristina Lembi

#2 Junte os materiais necessários

Para o início da limpeza da sala, tem alguns itens que não podem faltar. Primeiro, devemos citar vassoura, pá de lixo e sacolas plásticas. Também serão necessários panos macios e alguns mais grossos e resistentes. 

Limpadores multiuso, baldes e garrafas plásticas com gatilho spray vêm em seguida. E por fim, detergente, água sanitária, desinfetante, vinagre, álcool e bicarbonato.

#3 Varra e aspire todos os cantos

Comece a limpeza da sua sala do seguinte modo. Limpe a superfície da mesa de jantar com auxílio de um pano macio seco, apenas para retirar a poeira sobre a superfície. 

Então, vá recolhendo, tirando pó e depositando sobre esta mesa todos os elementos decorativos espalhados sobre mesinhas, estantes, racks, e mais. Então, se concentre no piso deste ambiente.

limpeza_da_casa_01

Bianchi & Lima Arquitetura

Comece varrendo todo o cômodo. Passe o aspirador nos cantinhos para ter certeza de que o piso está bem limpo, não se esquecendo da área sobre o rodapé. Também utilize o aparelho para tirar pó dos móveis estofados, do trilho da janela, da cortina, dos buracos da persiana e de outros pontos mais onde é difícil limpar só com pano. E não deixe de passar a vassoura nos cantos do teto, onde pode estar cheio de teias de aranha.

Verifique as regiões atrás e embaixo dos móveis. Algo que pode facilitar bastante o seu dia-a-dia são os robôs aspiradores de limpeza. 

Esses aparelhos são pequenos, leves, e podem ser controlados por controle remoto, apresentando horas de autonomia de recarga. O negócio é utilizá-los como reforço às atividades de casa, fazendo uma limpeza rápida na sala sem danificar móveis e com um nível muito baixo de ruído.

Leia também: Como aproveitar melhor os espaços em sua casa?

 limpeza_da_casa_04

Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos

Se você possui um piso de carpete, é preferível realizar uma lavagem a seco do material para deixar a sala mais limpa e cheirosa. Borrife toda a área com esta receita: bicarbonato, amido de milho e gotas de essência de sua preferência – como lavanda. Deixe esta mistura agir sobre o tapete por alguns minutos. Por fim, passe o aspirador de pó para completar a limpeza.

limpeza_da_casa_03

Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

#4 Passe pano no que for necessário

Use um rodo com um pano ou um mop para limpar as paredes da sala. Sim, raramente as pessoas percebem quanto de poeira pode ficar acumulada nestas superfícies. 

Mas cuidado para não utilizar, neste momento, produtos de limpeza que possam danificar os revestimentos. Nem todos os papéis de parede, por exemplo, podem ser umedecidos; já outros aceitam limpeza com água e detergente neutro.

As janelas da sala também precisam ser limpas. Isto pode ser feito com água morna e detergente ou sapólio cremoso para a sua estrutura, e uma solução de água, vinagre ou detergente mais álcool para os vidros. 

E folhas de jornal são perfeitas para secar e dar o acabamento final nas placas.

limpeza_da_casa_05

Vilaville Arquitetura

Se o sofá da sua sala de estar apresentar manchas de sujeira, aplique nele, com a ajuda de uma escova de cerdas macias, uma mistura de água e detergente. 

Depois, remova o excesso de espuma e passe um pano seco para absorver o líquido. Batas as almofadas deste móvel e deixe-as por alguns minutos tomando um sol – o calor ajudará a matar ácaros e mais “amigos” indesejados.

Enquanto isso, passe um pano de microfibra sobre as superfícies de vidro, incluindo a tela da TV. Veja se não precisa retirar fuligem da lareira. Passe um lustra-móveis ou cera sobre as peças de madeira para dar uma proteção e brilho extra. 

Troque as flores dos arranjos vivos. Verifique as condições das folhagens. Acenda incensos ou borrife um aromatizador de ambiente. E coloque todos os objetos decorativos de volta no lugar.

limpeza_da_casa_08

Ambientta Arquitetura

Pronto, agora é só seguir essas dicas para ter uma casa sempre limpa e perfumada.

Essas dicas de limpeza de salas decoradas foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.