Lar Style

Dicas

Espaços pequenos: A arte de fazê-los parecer maior

espacos_pequenos_capa

Com o crescente aumento populacional em praticamente todas as cidades brasileiras nas últimas décadas, cada vez mais residências e imóveis menores estão presentes nesses lugares. Se antigamente, um imóvel como uma casa ou apartamento era grande, agora a realidade é diferente. Apartamento pequeno –  dito funcional.

Há prédios que já apresentam áreas de lavanderia coletiva na própria unidade, fazendo com que a chamada “área de serviço” já não esteja presente no imóvel.

Mas como fazer espaços pequenos parecerem maiores? Existem várias dicas e estratégias que podem ser usadas para fazer um ambiente pequeno parecer maior. Se é o que você procura, então esse texto é para você, confira!

Leia também: 6 Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos Alugados

1 – Aposte Na Organização

espacos_pequenos_organizacao

Um espaço pequeno fica menor ainda com várias coisas bagunçadas e espalhadas. Portanto, a primeira dica é apostar 100% na organização. Um ambiente organizado, certamente, dá maior sensação de amplitude do que um ambiente terrivelmente bagunçado. Dessa forma, guarde papéis em gavetas e não deixe objetos espalhados.

Leia também: 10 vídeos de organização: uma coletânea para conferir

2 – Use Tintas A Seu Favor

espacos_pequenos_tintas

Para aumentar a sensação de profundidade de um ambiente, aposte em tons fortes de tinta na parede de fundo. No que lhe concerne, para um ambiente parecer mais largo, use tons fortes de tinta nas laterais e uma cor clara na parede de fundo.

Leia também: Casa: 7 reformas pequenas que você mesmo pode fazer

3 – Papel De Parede

espacos_pequenos_papel_de_parede

A utilização de papel de parede pode ser uma ótima opção se você deseja deixar um ambiente pequeno com aspecto de ser maior. Assim, papel de parede com listras tanto verticais quanto horizontais podem ser bons aliados.

4 – Escolha Dos Móveis

espacos_pequenos_moveis

Muitas pessoas, quando se mudam de uma casa grande para um apartamento menor, desejam utilizar os mesmos móveis que tinham antes. Porém, móveis grandes, projetados para casa, nem sempre são boas opções para um imóvel pequeno.

Assim, planeje os móveis que ocuparão o ambiente. Opte por móveis menores e que deixam à vista inclusive as pernas da mobília.

Outro exemplo, uma mesa de sala de jantar com bancos ocupa menos espaço do que a mesma mesa com cadeiras, que geralmente ocupam mais espaço, deixando menos área livre para circulação.

O importante em utilizar móveis menores, ou até menos móveis em um ambiente pequeno, é deixar mais área livre para circulação, o que tem um efeito excelente na imagem geral do ambiente, parecendo ser maior que é.

Outra opção interessante é escolher estantes vazadas e prateleiras estreitas ao invés de optar por grandes armários na sala. Elas dão uma sensação maior de profundidade ao ambiente e não limitam tanto a circulação, acomodando bem os objetos.

Se for optar por cortinas, escolha aquelas claras e leves e na altura do chão, não deixando um aspecto pesado no ambiente. Tecidos escuros e pesados, além de deixar o ambiente mais quente, dão a sensação que ele é menor.

Falando agora sobre o rack/painel que irá compor a sua decoração, fique de olho no modelo escolhido. Visto que muitas TVs possuem um visual “sujo” com vários cabos, a escolha deve ser baseada nisso. Segundo o site Review TVs, alguns dos modelos que possuem um visual livre de cabos são os da Samsung. Com isso, você teria uma preocupação a menos na escolha do rack, se atentando apenas em deixar o ambiente mais agradável.

5 – Iluminação

espacos_pequenos_iluminacao

A iluminação deve ser sempre parte integrante do ambiente. Um cômodo bem iluminado reflete melhor a luz, o que ajuda na sensação de uma superfície maior.

Mas se você não tem muito espaço, aposte em uma iluminação inteligente, que deixa o ambiente claro, sem ocupar muito espaço.

Arandelas e balizadores são ótimas opções de iluminação, já que não ocupam muito espaço. O mesmo se aplica às fitas de LED, que podem ficar escondidas estrategicamente dentro de armários, estantes ou atrás de móveis como o sofá.

Uma última dica envolvendo a iluminação tem relação direta com o piso do ambiente: a luz reflete em pisos claros, como porcelanato, por exemplo,  portanto, a tendência é ter esses pisos mais claros na sala. Madeira, por outro lado,  é opaca, não reflete a luz e tem a tendência de fazer o ambiente parecer menor, mais aconchegante, ´por isso, a esse tipo de piso costuma ser a escolha de ambientes mais íntimos, como os quartos.

6 – Uso De Nichos

espacos_pequenos_nicho

Em alguns ambientes, prateleiras vão ocupar mais espaço que nichos. Esse é o caso de banheiros, por exemplo, onde os nichos podem acomodar  produtos de beleza, sem redução de espaço.

Nos quartos, os nichos podem ser muito bem aproveitados, sobretudo nos infantis, já que podem acomodar bichinhos de pelúcia e outros brinquedos e acessórios, contribuindo também para a organização do quarto.

7 – Uso De Espelhos

espacos_pequenos_espelhos

Essa é, sem dúvida, a dica mais conhecida (e uma das mais usadas) para fazer um ambiente pequeno parecer maior: apostar em espelhos. A melhor forma de colocar espelhos é, quando possível, utilizá-los em uma parede inteira. O efeito disso faz com que o ambiente pareça ter o dobro do tamanho. Outra dica é sempre colocar os espelhos voltados para a janela. Dessa forma, a luz natural será refletida, deixando o ambiente mais claro.

Aqui vai um cuidado: em ambiente com bastante iluminação artificial, cuidado para o espelho não refletir a luz de maneira errada, causando incômodo nos olhos de quem vê. Isso é bem fácil de ser evitado. Antes de instalar os espelhos, veja as luzes acesas e o efeito do conjunto sob diferentes ângulos.

Finalmente, deixe sobrar espaço, permitindo a livre circulação de pessoas e aproveite para valorizar o pé direito do seu imóvel. Uma das causas da percepção de um ambiente visto como grande é obtida quando reparamos no pé direito do local. Dessa forma, fuja de rebaixamentos de teto, ou sancas que diminuem muito o ambiente.

Conclusão

Com os imóveis cada vez menores hoje em dia, ter estratégias para deixar o ambiente maior é mandatório. Utilizar móveis adequados e menores, apostar nas cores certas, cortinas claras e espelhos são excelentes opções para fazer o seu ambiente parecer maior do que verdadeiramente é e valorizar o ambiente que você tem.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.