Lar Style

Dicas

Nossas dicas favoritas para a organização de armários

Fica fácil manter os cômodos mais importantes da casa em ordem quando você aprende truques que ajudam a reforçar a organização de armários

Sempre tem aquele cantinho onde armazenamos pertences que são essenciais no dia a dia, não é verdade? Mas para que os móveis tenham potencial de deixar a rotina mais prática, é preciso dar uma atenção especial à arrumação.

No post de hoje, trazemos algumas soluções fáceis que vão ajudar a otimizar os nichos e prateleiras dos armários e a deixar qualquer item à mão sempre que precisar.

Leia também: 10 passos para uma casa organizada.

Ambiente gourmet: desembalar e empilhar

A cozinha é um cômodo onde costumamos passar bastante tempo e onde muitas coisas são guardadas. Mas nem sempre há espaço de sobra ou ainda destreza para armazenar de maneira eficiente, né? Por esses motivos, é essencial aproveitar cada cantinho a nosso favor!

A melhor forma de deixar a organização de armários de cozinha em dia sem abrir mão de um visual bonito é apostando em potes e suportes variados.

Potes

organização_de_armários_prateleira organização_de_armários_despensa

Deixar alimentos dentro da própria embalagem não é a forma mais higiênica de armazená-los. Elas também não fazem muito pelo visual do móvel, ainda mais se os gabinetes tiverem portas de vidro ou se você optar por usar módulos sem portas. 

Os potes com tampa, sejam de vidro ou madeira, deixam as prateleiras mais organizadas e com um ar sofisticado. De quebra, fazem maravilhas pela praticidade do dia a dia!

Uma dica legal é deixar aqueles ingredientes que você usa com frequência na parte mais baixa do mobiliário, à altura dos olhos. Os que não são tão usados nas receitas podem ficar nos nichos mais altos. Se preferir, coloque eles em uma despensa à parte, organizados em caixas, apenas esperando a reposição.

Suportes

Já os suportes vêm para colocar os utensílios – que geralmente são muitos – em ordem.

É fácil perder espaço em paneleiros e balcões, por isso esses apoios especiais são curingas! Eles ajudam a verticalizar e distribuir os itens de forma eficiente.

Com suportes presos à parte de cima do móvel, taças e xícaras ficam penduradas e abrem vaga para suas outras louças. Enquanto isso, as tampas das panelas podem encontrar o lugar certo com uma estrutura discreta presa às portas.

organização_de_armários_suportes_variados

Cômodo relax: cada espacinho conta

A palavra de ordem para os dormitórios é “otimização”.

Geralmente os roupeiros têm um bom número de nichos e gavetas, então o espaço está garantido. Daí basta apostar nesses recursos fáceis de encontrar em lojas de houseware e que são curinga quando o assunto é a organização de armários:

Sapateiras e Divisores

organização_de_armários_closet

Aqui o ideal é separar seus pertences em categorias.

Roupas para o dia a dia, de banho, íntimas… todas devem ter seu cantinho certo. Uma vez que você definir onde vai cada coisa, é hora de aplicar uma técnica muito usada para arrumar a mala na hora de viajar: enrolar as peças.

Fazendo rolinhos, você economiza espaço nas gavetas, e, se aliá-los ao uso de um divisor tipo colmeia, é melhor ainda! Dessa forma, você consegue enxergar perfeitamente onde estão as peças que quer usar. De quebra, não amassa tudo enquanto procura por algo que ficou por baixo das outras. 

Claro que esse truque se aplica melhor aos tecidos mais maleáveis. Para as partes de baixo, que geralmente são compostas por texturas mais grossas, é legal investir em cabides duplos ou triplos. Assim você consegue pendurar mais de uma calça ou short por vez e aproveita ao máximo o compartimento disponível.

organização_de_armários_quarto

Agora aqueles casacões pesados de frio e roupas de festa vão muito bem dentro de capas protetoras.

Armazene-os na horizontal naqueles nichos mais compridos. Desse jeito, eles não ocupam tanto quanto se estiverem na vertical, e ainda te deixam colocar outros itens por cima (cobertores ou edredons, por exemplo).

Por fim, duas dicas simples para organizar e aproveitar ao máximo o lugarzinho dos calçados: aposte em uma sapateira componível e deixe os sapatos altos cruzados.

A sapateira vai criar um segundo nível para armazenamento, e cruzar os pares, onde a ponta de um fica virado para o salto do outro, garante alguns centímetros a mais que podem ser preciosos. 

 

 

Multiúso: organização de armários variados

Perfeitos para auxiliar na arrumação de diferentes cômodos, esses móveis funcionais podem deixar desde materiais de escritório até itens de limpeza em ordem.

Aqui a melhor aposta para os armários multiúso são os cestos e caixas organizadoras.

organização_de_armários_gabinete_multiúso

Na lavanderia, os melhores cestos são os de plástico e de vime (de preferência com formato quadrado que permite um melhor encaixe nas prateleiras).

Lembra da técnica do armário de cozinha? Aqui vale a mesma coisa. Separe os produtos que mais usa e deixe de fácil alcance, reservando as prateleiras mais altas para as reposições. Use as cestas também para guardar panos de chão, pregadores e todos aqueles outros objetos que fazem parte do dia a dia.

Já no escritório, as caixas organizadoras vão armazenar tudo o que é essencial, principalmente se você trabalha de casa. Categorize os documentos, materiais e a papelada e use tags para identificar os compartimentos. Assim fica fácil saber o que está dentro de cada um e você nunca mais vai perder aquelas certidões ou fios carregadores, por exemplo.

 

E não pense que a gente acabou por aqui! No Instagram da Mobly rolou uma live incrível onde duas especialistas no assunto te mostram na prática como colocar o guarda-roupa em ordem e deixar o dormitório perfeitinho para a rotina. Quer conferir? É só acessar esse link: Organização de Guarda-Roupas com Mariana e Bruna.

Agora você tem em mãos algumas ideias eficientes e bem simples para deixar a organização de armários e até de outros móveis mais completa. 

Mas queremos ouvir de você também! Então conta pra gente quais truques você usa na sua casa e se colocou algumas dessas dicas em prática, combinado?

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.