Lar Style

Dicas

Cozinha pequena: 5 dicas valiosas para sua decoração

Uma cozinha pequena não é difícil de decorar! Com criatividade, planejamento e boas dicas de decoração, é possível projetar ambientes cheios de conforto, funcionalidade e estilo. E melhor: tudo com o seu jeito!

Antes de começar a pôr a mão na massa com as dicas a seguir, é importante prestar atenção no ambiente que você tem. Como é possível aproveitar cada espaço disponível? O que não fazer para ocupar um espaço muito grande? Conhecer todos esses detalhes da área onde você vai aplicar a decor é fundamental para evitar erros indesejados.

Escolher móveis otimizados, contar com prateleiras ou nichos e manter tudo sempre bem organizado são algumas dicas para quem tem uma cozinha compacta. Separamos algumas práticas que você pode fazer em casa para tornar o espaço ainda mais especial. Bora conferir?

Escolha adequada dos móveis

Se tem uma coisa que é importante para todo tipo de ambiente pequeno é saber escolher os móveis adequados. Para a cozinha, isso torna-se uma prioridade, pois o espaço precisa ser funcional e prático para facilitar as tarefas do cotidiano.

Então, busque opções que se adequem ao espaço e que também facilitem suas necessidades enquanto prepara receitas ou lava as louças, por exemplo. Móveis multifuncionais podem ser boas opções para aproveitar o espaço no melhor estilo.

Nichos e prateleiras

As paredes podem ajudar muito quem tem uma cozinha pequena. Olhe para elas com atenção e tente pensar em como utilizá-las a seu favor.

Fazer uma decoração com nichos e prateleiras é um bom caminho para deixar as paredes da cozinha pequena ainda mais funcional. Aplicando-as da maneira correta, é possível economizar espaços e até substituir armários grandes.

O mais legal é que você pode usar os nichos da maneira que mais combina você. Uma dica é usá-los para contemplar seus pertences e artigos de decoração favoritos, como conjuntos de louças, panelas e até temperos.

Vale lembrar que existem diferentes tipos de nichos e prateleiras que podem ser incorporados na decor, como as opções em MDF, triangulares, industriais e aramados.

Cores e revestimentos

Não é novidade que a paleta de cores é importante em qualquer projeto de decoração, ainda mais quando trata-se de ambientes pequenos.

Em uma cozinha pequena, as cores ajudam a tornar o ambiente harmonioso, de modo que você tenha a impressão de que ele é maior. Neste caso, dê preferência para tons neutros que proporcionem uma área mais ampla, como o branco.

Há quem pinte o chão e as paredes na mesma cor para dar ainda mais amplitude. Isso porque o truque dá continuidade na visão, sem interrupções, dando a impressão de que a cozinha é maior. Bem estratégico, né?

Espelhos

Essa dica é clássica quando o assunto é decoração de espaços pequenos. Além de dar o efeito visual de que o ambiente é maior, o espelho tem o poder de trazer até mais iluminação ao cômodo. Isso sem falar no charme e elegância de ter um espaço todo espelhado.

É importante ressaltar que existem diversos formatos de espelho para diferentes funções. Por exemplo: os verticais ampliam a altura, enquanto os horizontais a largura.

Tente não usar em excesso! Se preferir, vale aplicá-los em outro espaço que não seja tão destinado às tarefas domésticas, como a mesa de jantar ou a bancada.

Armários suspensos

Lembra que a gente disse que você deve escolher os móveis corretos? Então, os armários suspensos são boas opções para cozinhas pequenas, pois conseguem economizar espaço e garantir mais funcionalidade ao cômodo.

Faça a instalação com um profissional especializado e cuidado para não deixá-los muito altos, tá bom?

 

Organização hoje e sempre!

A última dica, mas não a menos importante, é manter a cozinha sempre organizada. E isso não vale somente para quem tem uma cozinha pequena, hein? Serve para todos os espaços, principalmente aqueles onde são feitas diferentes tipos de tarefas, sejam elas domésticas ou não.

Para que a cozinha fique sempre em ordem é importante colocar a arrumação como parte da rotina diária do lar onde todos precisam participar e colaborar. Avise todo mundo da casa para que haja esse consenso.

Curtiu as dicas para sua cozinha pequena? No nosso blog você encontra diversas dicas para fazer uma decoração de arrasar em casa! Se você leu esse post porque tem uma casa com tamanho reduzido, não deixe de conferir o artigo sobre banheiros pequenos. Lá, também juntamos dicas valiosas para este outro importante cômodo da casa. Deixe seu comentário!

E não deixe de ver o Casal à Obra ensinando como organizar e decorar sua cozinha:

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.