Lar Style

Dicas

6 Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos Alugados

Se você acabou de alugar um apartamento pequeno e quer imprimir a sua identidade no imóvel o quanto antes para que, efetivamente, possa se sentir parte do lugar, saiba que isso é perfeitamente natural e possível.

Eu sei que sempre existe aquele receio e muitas dúvidas, já que apartamentos alugados costumam vir com regras especificadas no contrato a respeito das alterações que podem ou não serem feitas no imóvel, afinal, o apartamento precisa ser devolvido da mesma forma que lhe foi entregue.

Mas calma! Mesmo assim, isso não é motivo para você desistir de decorar o seu apartamento pequeno e alugado. Com muita criatividade em campo e algumas dicas você pode ter um lar para chamar de seu. Vou te dar algumas agora!

6 dicas para decorar apartamentos pequenos alugados

Quarto em apartamento pequeno alugado

Camas com gavetas e box baú são ótimas para espaços pequenos

 

 

Quando se trata de imóveis pequenos, o ideal é sempre pensar em uma decoração que auxilie na otimização do espaço com o uso de peças soltas e elementos multifuncionais que você possam ser reaproveitados no dia em que você for morar em outro local.

A decoração e a mobília de apartamentos pequenos e, principalmente, alugados deve receber um cuidado especial, pois móveis como sofás, poltronas, mesas e camas ocupam muito espaço e devem ser escolhidos de forma a fazer o melhor aproveitamento do espaço disponível.

Por exemplo, é bastante comum que as pessoas decidam colocar um sofá retrátil em uma sala pequena sem ponderar que o ambiente ficará apertado. Nesse tipo de situação, o mais conveniente é optar por um sofá compacto e num puff para apoiar os pés. Já para o quarto, as camas-baú são uma boa alternativa.

Confira a lista que fizemos para você!

Leia também: 5 técnicas de home staging para decorar a sua casa

1. Fazer uma lista das suas necessidades para o espaço

Para que você não adquira produtos além da sua necessidade, o ideal é fazer uma lista do que considera essencial para ter em cada um dos ambientes. Por exemplo, na sala de estar você pode preferir usar um sofá-cama para facilitar quando seus pais vierem te visitar e precisarem dormir algumas noites.

Já na sala de jantar, uma mesa de jantar para receber os amigos para uma macarronada no final de semana e no quarto uma cama box com baú para guardar roupa de cama, etc.

2. Pensar no estilo de decoração para lhe ajudar a basear a escolha dos móveis

Com esse check-list em mãos é hora de pensar no estilo de decoração que você deseja ter no imóvel. Se você quer algo original e com a sua cara, uma ideia é apostar na personalização dos acabamentos e das cores. Definir o estilo de decoração para o seu imóvel é o primeiro passo para torná-lo mais acolhedor. Você pode usar como referência imagens do Pinterest e do Instagram da Mobly ou até de sites internacionais.

3. Escolher 3 cores principais

A escolha das três cores predominantes no espaço servirão como base e ajudarão a direcionar o estilo de decoração escolhido.

4. Pensar na decoração (almofadas, tapete, cortinas, quadros)

Para a decoração de imóveis pequenos você pode apostar em cortinas de tons mais claros, tapetes com formas geométricas ou em linhas para dar mais profundidade para o espaço.

Almofadas na cama e na sala ajudam a deixar seu lar mais aconchegante e quadros, fixados com fita adesiva para que você não precise furar a parede, dão mais personalidade.

5. Iluminação

Uma boa iluminação ajuda a passar uma sensação de amplitude para os apartamentos pequenos. O bacana é trabalhar com o uso do paflon para a iluminação geral e abajur e luminárias de piso para uma iluminação indireta e acolhedora.

 

 

6. Plantas para dar um toque de natureza no espaço

A dica final para deixar o apartamento com mais cara de lar e para trazer mais tranquilidade para os dias corridos é a utilização de plantas na decoração. Há diversas opções de vasos decorativos que já vem com sistema de irrigação e são encontrados a um custo bem acessível. Apenas é preciso tomar o cuidado para escolher a planta certa de acordo com o lugar.

Lembre-se que o fato de o ser apartamento alugado não é motivo para você não se arriscar a fazer uma decoração empolgante e acolhedora. É preciso que você realmente esteja conectado com o lugar que escolheu para morar.

Gostou? Conta para gente que coisas você já fez num apartamento pequeno alugado.

  • Reply
    Sueli
    1 set, 2019 at 19:06

    Olá: amei as dicas apesar de já ter feitos , algumas das dicas como o sofá pequenote 2 lugares da Moby a cama noz com baú, opinei para sala, as cores preta, branco, e o coral, agora, tenho dúvidas do rack, apezar de já está estalado o painel da tbm preto, quadros, almofadas e tapete da sala deixei, na cor branco , espero terceiro certo. Obrigada.

Comente

instagram @mobly

Instagram feed

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.