Lar Style

Dicas

Cozinha funcional: guia COMPLETO sobre o assunto + dicas

cozinha_funcional_main

Com o passar do tempo, as cozinhas foram mudando sua forma e recebendo adaptações para os dias atuais. A cada perfil diferente, surge um novo modelo de cozinha funcional que pode ser otimizado. 

Além da utilização ancestral, é bom que a cozinha represente formas com que o dono faça o melhor uso dela. Tanto para quem está procurando um novo apartamento ou potencializando o espaço atual, quanto para quem quer enfim ter sua adega para desfrutar de um Merlot na Varanda, observar os espaços de uma cozinha funcional é fundamental.

Alguns têm intenção de cozinhar para si mesmos, em família e receber convidados, já  outros estão focados no uso profissional, preparando delícias para delivery. A verdade é que desde a cozinha funcional compacta à espaçosa com ilha, quem ama o ambiente mais visitado da casa pode escolher a opção que mais agrada. 

Leia também: +23 Cozinhas para se Inspirar

Leia também: Dicas para o layout dos armários de cozinha compacta

1 – Compacta

Além de acomodar perfeitamente uma mesa retrátil que vem a ser também uma excelente bancada, o modelo compacto sugere uma aplicação da pia e do fogão na parte de trás do balcão, para aumentar a agilidade entre o preparo e a apresentação. Ainda que seja preciso preparar uma quantidade grande de alimentos, o fato da maior parte estar acessível às mãos aumenta a velocidade da execução das tarefas na correria diária.

Leia também: Mesa extensível: 3 motivos para ter essa peça na sua casa!

cozinha_funcional_compacta_2

cozinha_funcional_compacta_3

cozinha_funcional_compacta_4

cozinha_funcional_compacta

2 –  Integração com mesa 

Quando utilizamos uma mesa mais ampla para mesclar os ambientes, alcançamos um local que permite mais dinamismo ao servir, além de abrir espaço para inserir o máximo de utensílios e móveis que deem brilho e conforto.

Leia também: Inove na decoração de apartamentos pequenos com dicas incríveis

cozinha_funcional_mesa

3 – Integração com Balcão

Nesta forma, cozinhando sozinho é possível interagir com a sala, o que garante a sensação de ter um ambiente maior, onde o próprio balcão que interliga os dois espaços tenha uso de apoio para ingredientes ou aperitivos. Quando receber convidados, há a possibilidade de cozinhar enquanto os visitantes desfrutam diretamente da companhia, enquanto provam as entradas.

Leia também: +43 Exemplos de Sala de Jantar para se inspirar

cozinha_funcional_balcao

cozinha_funcional_balcao_2

Estas primeiras opções, são pensadas para a utilização máxima de pequenos espaços sem perder o dinamismo e a beleza. Muitas vezes a cozinha funcional acaba por ficar em segundo plano no foco dos investimentos, vale a pena olhar com mais detalhamento para este ambiente.

4 – Ilha central

Passear ao redor da ilha central enquanto distribui os ingredientes necessários, retirados dos amplos móveis que cobrem as paredes, é a melhor opção para quem possui espaço. A vantagem de utilizar esta formatação é ter sempre acesso à bancada independe do ponto da cozinha funcional onde estiver.

Leia também: Cozinha americana: dicas e projetos para você se inspirar

5 – Apostar em eletros

Conforme cada pessoa adquire as chaves de seu novo lar, vai descobrindo como prefere fazer uso da sua cozinha funcional. E vem a importância de escolher bem eletrodomésticos que comportem a capacidade de suprir as expectativas. Saber organizar desde o freezer à adega climatizada de forma diferenciada é um desafio prazeroso. 

cozinha_funcional_eletros_3

cozinha_funcional_eletros

cozinha_funcional_eletros_2

 

6 – Ambiente externo

Quanto mais tempo passamos em casa por obrigação ou não, mais fica latente o desejo por um pouco mais de “ar fresco”. Na varanda, a cozinha funcional se transforma em um momento utópico para explorar o mundo gastronômico cotidiano, com a vista do céu.

cozinha_funcional_externo

Agora sabendo de tantas opções, aqueles que amam a arte da gastronomia e do design de interiores, podem apresentar suas elaborações culinárias em um cenário em que todo o local reflete o carinho empregado à cada refeição. 

Aproveite a mão na massa e veja algumas dicas para decorar a sua cozinha com Fabi Santina:

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.