Lar Style

Dicas Inspirações

Cores na decoração: dicas para escolher a melhor combinação para a sua casa!

Importante para qualquer ambiente, as cores na decoração ajudarão a criar o espaço perfeito para o convívio; confira as nossas dicas de combinações

As cores são elementos intrínsecos à vida dos seres humanos. Estão presentes na natureza, na maquiagem, nas roupas e, claro, na decoração! E quando o assunto é dar vida ao lar, parece complicado e cheio de regras, não é verdade?

Mas calma, nem tudo precisa ser tão difícil assim. Por isso, separamos as harmonizações que mais estão em alta e são aplicadas a diferentes perfis. Que tal encontrar a sua e já começar a imaginar o seu cantinho com uma nova cara?

Saiba mais: Decoração 2020 em 8 cores

A importância das cores na decoração

Cores na decoração - importância das cores

Diversos pontos são levados em consideração quando o assunto é decorar, mas o primeiro estímulo que temos é através da visão – por isso a escolha das cores conta muito! De acordo com Paulo Carvalho, visual merchandising da Casa Mobly, esse tipo de projeto depende de quatro itens fundamentais: composição, ergonomia, funcionalidade e harmonia, e é a partir dos tons que isso se desenvolve.

“A decisão sobre as cores na decoração definirá as outras características, além de ter o poder de deixar o espaço mais ou menos amplo, aconchegante, fresco, etc… Por isso, essa combinação e o posicionamento tornam-se pontos importantes.”

Também é válido lembrar que existem, sim, regras em relação ao tema. O círculo cromático, por exemplo, ajuda a dar uma ideia de quais são as melhores formas de usar tom sobre tom, as cores análogas e complementares. Mas é a forma que você se sente em relação a elas que vai resultar em um ambiente agradável. De nada adianta quando elas não satisfazem o seu gosto pessoal, né?

Por isso, chegou a hora de se inspirar e encontrar o estilo ideal para você. Vamos lá?

O clássico P&B

Cores na decoração - Preto e Branco

Nossa primeira escolha é uma combinação atemporal que pode ser levada a diferentes ambientes. O equilíbrio entre o mais claro e o mais escuro garante sofisticação para esse home office, além de reunir  aspectos do estilo contemporâneo.

A sugestão aqui é deixar a cor branca para as paredes, conferindo uma sensação de amplitude e boa iluminação para o espaço. Já a cor preta vem através dos móveis que se destacam no contraste.

Dica do especialista: “Se for optar por locais de passagem ou de pouco convívio social, podemos usar o tom preto na parede trazendo mais aconchego e calor”.

Charme monocromático

Cores na decoração - Monocromático

Essa é uma tendência recente que ganha cada vez mais adeptos. Uma dica importante é se atentar bem à cor e procurar uma harmonia entre tons mais fechados e abertos para que o ambiente não fique cansativo.

Neste quarto, por exemplo, é o rosa que ganha destaque! Paredes, móveis e até objetos decorativos transmitem uma nuance interessante, principalmente por ficarem bem distribuídos. Você pode optar por esse estilo em datas comemorativas – numa decoração de Páscoa, por exemplo, cores monocráticas cairiam super bem E, claro, você pode sempre optar pela cor que mais te agradar e que faça sentido com o cômodo escolhido.

Dica do especialista: “é legal usar também a monocromia com as texturas naturais dos produtos como couro, madeira, latão e até plantas, uma vez que gera equilíbrio visual no espaço”.

Explosão de cores

Cores na decoração - Estilo pop

O estilo pop busca referência em tendências que foram destaque entre os anos 50 e 70. Ele tem personalidade própria e uma forma inusitada de combinar cores que resulta em um ambiente alegre e energizante.

A proposta dessa sala de estar foi trazer a mistura sem que ficasse cansativa, além de apostarmos em elementos essenciais para a rotina dentro do espaço: um sofá-cama para relaxar e mesinhas para apoiar tudo o que for necessário.

Dica do especialista: “o indicado é usar cores que, mesmo vibrantes, tenha a mesma proposta visual como o amarelo, vermelho e laranja. Dessa forma, é possível aplicar o colorido de maneira coordenada”.

A sutileza do estilo skandi

Cores na decoração - Estilo Skandi

Já na contramão do pop, entra o estilo skandi! Na busca pela leveza e toques românticos na decoração, os tons pastel conferem charme para essa sala de jantar. Aqui, o tom amendoado é que tem presença forte nas estruturas, assim como os pés alongados e delicados.

Mas para garantir que o ambiente seja clean de verdade, é preciso equilibrar as cores na decoração com tons mais claros como o bege dos estofados, o branco dos vasos e os detalhes em rosa e verde claro nos utensílios domésticos.

Dica do especialista: “quanto maior a parede escolhida, maior a sensação de amplitude. As cores claras aumentam o espaço e dão frescor para a décor”.

Um toque de natureza, por favor!

Cores na decoração - Toque da natureza

Para fechar nosso time de combinações, não poderiam faltar as cores que a própria Terra nos deu. Com um mix de tonalidades + texturas naturais, esse home office é perfeito para quem ama as plantinhas – e quer levar o frescor delas até para a hora do trabalho!

O mais legal é utilizar o contraste do natural através das folhas e materiais. A parede, por exemplo, brinca com três elementos diferentes: a cor azul, o papel de parede e a madeira. O resultado é um local que transmite tranquilidade e aconchego.

Dica do especialista: “por ser uma combinação de alto contraste, ela é indicada para áreas abertas e sem bloqueios visuais como por exemplo colunas, vigas, portas… Isso porque ornar o escuro + tons naturais tende a dar uma aparência menor ao ambiente”.

Detalhes finais na décor

Cores na decoração - Como aplicar

E ai, gostou dos nossos ambientes? Esses são apenas alguns dos diversos exemplos que você pode colocar em prática na sua casa! Basta seguir as nossas dicas mais técnicas e aplicá-las junto com as cores que te fazem bem.

Lembre-se também que adicionar cores na decoração nem sempre pede mudanças radicais. É possível renovar o visual de maneira discreta e sem abrir uma lata de tinta: “uma ideia para os mais contidos é usar os fragmentos de forma sútil com quadros, vasos, almofadas, cortinas e itens decorativos”, reforça Paulo.

Ah, não deixe de contar pra gente qual deles é o seu preferido, tá?

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.