Lar Style

Dicas Sala de Estar

Como decorar a sala com elegância? 6 detalhes que fazem a diferença

Os ambientes sociais merecem atenção especial na hora de receber a mobília, por isso damos dicas de como decorar a sala com bom gosto e, claro, um toque sofisticado.

Uma sala de estar aconchegante faz toda a diferença em um lar, ainda mais quando ela tem os elementos de décor certos. Mas você sabe como transformar esse cômodo em um espaço refinado e pronto para qualquer ocasião? Spoiler: são os detalhes que fazem a diferença! No post de hoje, trazemos dicas para te inspirar a criar um ambiente elegante, daqueles dignos de muitos elogios – e de capa de revista também. 

Leia também: Cinco salas de estar pequenas para se inspirar

1. Não sobrecarregue a décor

como-decorar-a-sala-menos-é-mais

O velho ditado “menos é mais” é perfeito quando o assunto é a decoração da sala.

Misturar vários daqueles bibelôs, porta-retratos, cores e até estilos diferentes, além de não deixar a organização prática, ainda polui a estética do cômodo. 

A não ser que você colecione algo, que nesse caso deve ter um cantinho específico, limitar o número e tipo de itens é o ideal.

Também tenha em mente que se a sua sala segue a pegada glam, por exemplo, não fica legal tentar inserir peças industriais, pop ou de qualquer outro estilo destoante. Seguindo essa ideia, você cria uma sala visualmente agradável e com uma décor harmônica. 

Essa dica, inclusive, já puxa a próxima:

2. Colorido sem exageros

como-decorar-a-sala-paleta-equilibrada

As cores que você escolhe para compor o espaço também têm um grande papel quando a intenção é criar uma decoração sofisticada. 

A paleta deve ser equilibrada, com tons pastel ou pouco chamativas. 

Isso não quer dizer que você não pode apostar em cores como azul ou verde, por exemplo, mas é a intensidade delas que importa. Deixe de lado as versões vibrantes e escolha opções como o verde-floresta ou azul-marinho, e mesmo assim, evite pintar o cômodo todo.

Uma parede, ou meia parede, assim como pequenos elementos coloridos – um vaso, almofada, tapete, etc – além de se destacarem entre as cores neutras, ainda vão complementá-las de forma perfeita.

E quais são essas cores neutras? Branco, cinza e areia são alguns bons exemplos para quem não sabe como decorar a sala com elegância.  

 

3. Iluminar é essencial

como-decorar-a-sala-iluminação como-decorar-a-sala-luz-ideal

E é claro que a tinta certa pede pela iluminação certa.

Casas com cômodos escuros não costumam ser aconchegantes nem receptivas, pois deixam de passar aquela sensação de bem-estar que os raios solares oferecem – eles não só fazem as pessoas se sentirem mais alegres e otimistas, como também deixam os espaços mais quentinhos. E o que é mais elegante do que estar em um ambiente onde nos sentimos bem?

O melhor é sempre apostar na luz natural, com janelas e portas suficientes para deixar o sol entrar em abundância. 

Para as horas em que a luz de fora não é mais suficiente, chega a vez das lâmpadas. 

Escolha muito bem o lustre, a luminária que vai no chão ou o abajur da mesinha lateral. Lembre-se de seguir o estilo predominante de décor e compre a lâmpada certa: as amarelas são cálidas e acolhedoras, por isso são as mais indicadas para a sala de estar.

4. Qualidade por dentro e por fora 

como-decorar-a-sala-móvel-de-qualidade como-decorar-a-sala-móveis-maciços

Apesar de todas as dicas que citamos até agora serem muito importantes, esta marca o primeiro passo na busca pelo ambiente perfeito.

Quanto maior a qualidade do seu móvel, mais ele vai durar sem perder a beleza que deixa o cômodo elegante no dia a dia. Um sofá com percinta elástica, por exemplo, impede que o assento afunde com o passar do tempo, deixando aquele aspecto gasto que prejudica a estética.

Também é legal investir em mobiliário cujos materiais têm aparência nobre, como madeira maciça, aço e vidro. Nada mais charmoso do que um rack de estrutura sólida ou uma mesa de centro com tampo espelhado, não acha?

 

5. A base de tudo

como-decorar-a-sala-piso-da-sala

Essa parte pode consumir um belo pedaço do orçamento de uma construção ou reforma, mas vale a pena se você quer um resultado final caprichado.

A palavra de ordem aqui é investir em um bom material: um que não risque fácil, que tenha bom acabamento e, claro,  que deixe atividades como decorar a sala mais fácil.

Escolher o piso certo não só vai ditar um ponto de partida para a paleta de cores como também vai inspirar o restante das decisões de estilo que você vai tomar. Revestimentos de madeira são um pouco mais salgados no preço, mas garantem uma sala calorosa. Já o porcelanato tem um brilho requintado – é claro que dá para achar alternativas tão bonitas quanto e com um preço acessível, viu?

6. Cultura é elegante

como-decorar-a-sala-estante-de-livros

Poucas coisas são tão sofisticadas e apelativas quanto um cérebro bem alimentado, não acha? Por isso exibir uma estante recheada de livros é uma das formas mais simples de deixar o espaço com uma carinha mais refinada.

Aqui é bom juntar duas das dicas que já demos: escolha uma estante de material bom e forte e não exagere nos elementos que for dispor junto com os livros (o ideal é só dar destaque para os impressos mesmo!).

Se quiser, organize em ordem alfabética, por autor, gênero, até cor da capa se tiver a disposição. Quanto mais tempo você empenhar em deixar o cantinho bonito, mais ele vai influenciar na estética geral da sala.

 

Extra: Não posso fazer mudanças radicais! Como decorar a sala (de forma elegante) vapt-vupt?

Quadros

como-decorar-a-sala-quadros

Um quadro grande com uma ilustração abstrata; duas ou três pinturas de tamanhos diferentes e que se complementam; ou até telas alinhadas e estrategicamente posicionadas: tudo isso contribui para criar uma sala mais elegante de forma rápida. Basta se atentar às cores, acabamento da moldura e qualidade da arte.

Plantas

como-decorar-a-sala-plantas

Usar plantas para decorar a sala é uma prática saudável e que faz toda a diferença para quem quer um ambiente elegante.

Espécies maiores vão bem ao lado do sofá, enquanto as menores podem ser combinadas com um macramê ou floreiras. Elas ficam lindas penduradas no teto!

Só preste atenção na forma de cuidar de cada uma, pois espécies diferentes pedem por vasos, iluminação e rega diferente.

Daí é só curtir um ar mais puro, ambiente mais fresco e, claro, uma decoração mais verde!

Papel de parede

Que tal decorar a parede da sala de forma rápida, mas com muito bom gosto?

Com papel de parede você consegue, por exemplo, copiar a tendência dos tijolos à vista e criar uma décor industrial. Mas as opções de estampa e cores são diversas, por isso fica fácil encontrar um que combine perfeitamente com qualquer estilo que quiser.

 

Viu só como é possível ter um espaço com cara de revista aí na sua casa?

Seja com uma reforma total, passando pelo piso e a cor das paredes, ou apenas com alguns elementos rápidos, conquistar um cômodo elegante é fácil quando você tem a direção e as ideias certas – coisa que a gente sempre vai estar aqui para te ajudar!

Agora que você sabe como decorar a sala, queremos ver fotos dos seus ambientes elegantes! Que tal compartilhar a sua com a gente no Instagram da Mobly, o @mobly? Estamos esperando, hein 😉

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.