Lar Style

Dicas

Crianças: Top 8 dicas para entretê-las dentro de casa

Com muitas escolas fechadas temporariamente, os pais se veem frente a um desafio: manter as crianças ocupadas em casa

dicas_para_criancas

Dada a situação nada usual que vivemos por conta da pandemia de Coronavírus, pais e responsáveis se viram pegos de calças curtas numa situação delicada. Escolas fechadas, crianças em casa e escritórios liberando seus funcionários para o home office. Até aí, sem problemas? Bem, não exatamente.

Como equilibrar esses papéis?– de mães/pais e funcionários comprometidos que tem que entregar um relatório importante antes das 18h – sem permitir que as crianças:

  1. Ponham fogo na casa;
  2. Ponham fogo no relatório importante;
  3. Fiquem abandonadas
  4. Tirem a sua sanidade mental – e você, a delas.

Muito bem, não tema. Pequenas atividades podem ajudar a distrair (e cansar) os pimpolhos e permitir que você possa, posteriormente, se dedicar às suas tarefas sem ser interrompido a cada minuto e/ou cada puxão de cabelo.

Leia também: Nossos 8 melhores DIYs (e uma surpresa) para te tirar do tédio

As atividades podem demandar muito ou pouco de você, então organize sua agenda e escolha aquelas que melhor se encaixam com a sua necessidade. Vamos a elas!

  1. Telas e mais telas

dicas_para_criancas_tela_ e_mais_telas

É claro que você, como todo pai/mãe responsável, não quer que o seu filho fique muito tempo em frente a uma tela, seja o celular, o computador ou a TV. No entanto, para momentos em que você precisa de um pouco de tranquilidade para realizar alguma tarefa, eles são bons aliados. É um momento atípico, certo? Então, seja um pouco mais flexível.

Um app que tem se mostrado muito útil é o Zen Studio. Sua premissa é simples! Uma tela em branco em que a criança pode colorir usando os dedos. Parece simples demais? O app toca uma música relaxante que interage com os movimentos do dedo da criança na tela. É praticamente um exercício de mindfulness para os pequenos.

A Netflix também é uma meca de programas infantis – alguns bastante educativos, como Wild Kratts, um desenho sobre uma turma de cientistas que estudam as rotinas de animais selvagens; ou Carmen Sandiego, um nome conhecido dos amantes de games antigos e uma aventura em forma de desenho, onde a protagonista visita diversas cidades do mundo em busca de solucionar crimes e mistérios.

Não esqueça ainda das inúmeras lives que estão rolando diariamente no Instagram e os canais do YouTube que já fazem a cabeça da meninada. Mantenha-se informado e conecte seus pequenos.

  1. Deixa a criançada conectar

dicas_para_criancas_deixa_a_criancada_conectar

E já que estamos falando de telinhas, HangOuts, FaceTime, Skype e WhatsApp são ótimas ferramentas para a socialização dos pequenos. É uma maneira de juntar os amiguinhos para baterem um papo e conectar a criança, ainda que virtualmente, ao mundo exterior. Você vai sentir a diferença no humor deles depois desse contato com os amigos.

  1. Sossega criança cast

dicas_para_criancas_sossega_crianca_cast

Outra alternativa muito interessante são os podcasts. Esse meio tem crescido entre os adultos brasileiros na última década, com milhares de canais disponíveis. Temas como política, notícias, debates e humor são somente alguns dos mais populares.

Apesar de poucos, existem alguns podcasts voltados ao público infantil que podem te surpreender pela qualidade de produção e conteúdo. Um deles (e um dos meus favoritos) é o Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes. Baseado num livro homônimo, são histórias verdadeiras que retratam a vida de grandes mulheres que fizeram a diferença na história mundial – tudo contado numa linguagem simples para pequenas e pequenos. Frida Kahlo e Madame C.J. Walker são somente algumas que viraram história de ninar nas vozes de Daniela Mercury, Sarah Oliveira, Astrid Fontenelle e outras célebres narradoras.

E já que estamos falando de grandes mulheres, dá uma olhada nessa lista de produtos com mulheres que nos inspiram.

Já o Podventura se foca em contar histórias fictícias cheias de… aventuras, claro! Fruto da mente de Fernando Rodrigues, a história “Três Irmãos num Mundo Cruel” conta, com muito humor, a história de três porquinhos dividida em 13 episódios. Outros podcasts que não ficam para trás é Coisa de Criança e o E Se… Podcast.

  1. Ajuda em casa

dicas_para_criancas_ajuda_em_casa

Esse tempo em casa pode ser uma valiosa oportunidade para que as crianças aprendam a realizar pequenas atividades domésticas. Nada muito desafiador, mas arrumar o quarto e seus brinquedos, colocar a roupa para lavar e pendurar, passar o aspirador de pó, até ajudar na cozinha com atividades mais simples. Além de te garantir um assistente, isso poderá ser o ensinamento de grandes lições que eles carregarão para sempre.

  1. Jardinagem para principiantes

dicas_para_criancas_jardinagem

Se você tem um jardim ou um espaço de terra no quintal, essa é uma boa oportunidade de ensinar as crianças como cuidar de uma plantinha, além de colocá-las em contato com um pouco de ar fresco e luz do sol. Em uma das visitas ao mercado, procure se eles têm uma sessão de jardim. Alguns vasinhos e sementes podem ser tudo que vocês precisam para uma atividade divertida – e que ainda poderá trazer um pouco mais de vida para a decoração da casa.

Leia também: Antes e Depois: veja como é fácil transformar a decoração de casa

  1. Joguinhos

dicas_para_criancas_joguinhos

Agora, se você quer cansar os seus filhos (quem nunca?), minha aposta são pequenos joguinhos e brincadeiras que coloquem os pequenos em movimento. Aqui, vou deixar uma sugestão que requer pouca preparação.

Já brincou de Siga o Mestre? É uma atividade simples para os pais, que cansa as crianças, ao mesmo tempo em que trabalha suas habilidades motoras. Primeiro de tudo, se for brincar dentro de casa, certifique-se de abrir espaço. Afaste os móveis e tire do caminho todos os “acidentes em potencial”. Depois, faça a sugestão: “Quer brincar de Siga o Mestre? Aposto que você não consegue fazer o que a mamãe/papai faz.” E use a criatividade. Você pode começar com atividades mais simples, como marchar ou agachar, e depois partir para atividades mais complexas, como polichinelos e flexões. Se for uma criança um pouquinho mais velha, brinque de trocar de lugar e deixe-os serem os Mestres para variar.

  1. Toda noite é noite de cineminha

dicas_para_criancas_cineminha

Depois da janta e antes de dormir, que tal um filminho para unir a família em uma atividade que todo mundo pode aproveitar? Os serviços de streaming estão cheios de opções familiares. Minha sugestão é algum filme que você assistiu na sua infância, assim vocês têm algo para compartilhar e, caso você pegue no sono depois de um dia cansativo, não irá ficar sem entender o fim da história. ; )

  1. (EXTRA) Vamos falar de Coronavírus?

dicas_para_criancas_vamos_falar_de_coronavirus

Falar sobre o tema ou não falar, eis a questão? Talvez, aqui, o mais certo seja falar sobre isso caso a criança traga o assunto. Se ela não estiver interessada, nem adianta puxar o assunto porque há grandes chances de você ser ignorado.

Explique que há uma doença acontecendo e que todos estão sendo cuidadosos (“e a nossa família também”). Converse sobre maneiras de prevenção, ensine a lavar as mãos direitinho. E o mais importante, reforce que seus pais estão lá para protegê-lo e que vocês sabem proteger a si mesmos e a família. Tudo vai ficar bem.

Gostou das nossas dicas? Coloque aqui embaixo o que você faz com seus pequenos para mantê-los distraídos. Talvez outros pais estejam lendo e precisando de mais opções. Ah, nos tragam feedbacks sobre quais das nossas dicas funcionaram para a sua família. #MeuLarVouFicar

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.