6 truques para o seu lar parecer maior

Tendência global, as habitações pequenas têm ganhado cada vez mais espaço, especialmente nas metrópoles mundo a fora. Mas, morar em um imóvel pequeno não significa viver com aquela sensação de aperto, né?!

Descobrimos alguns truques para tornar o seu lar mais espaçoso e cheio de estilo. Parece mágica, mas é decoração, olha só!

1. Atenção às cores

Tons claros, como branco e bege, permitem que a luz entre com mais intensidade nos ambientes, fazendo com que eles pareçam maiores. Outra opção é combinar a cor das paredes com a do piso ou do tapete, assim cria-se a sensação de continuidade aos olhos.

2. Divisões que não bloqueiam

As paredes não são a única forma de separar os cômodos, por isso, abrir mão delas, quando possível, torna seu lar mais amplo. Para dar a sensação de troca de ambientes, bancadas, estantes, biombos, divisórias e até mesmo a mudança de revestimento cumprem bem essa função.

3. Afastar os móveis da parede

Pequenos detalhes podem fazer uma boa diferença no visual do seu apê, como, por exemplo, afastar os móveis da parede . O vão deixado atrás da mobília cria impressão de profundidade e não limita o ambiente. Já, o  espaço de sobra, pode ser otimizado com aparadores, luminárias e até mesmo uma prateleira de quadros incrível!

4. Iluminação no capricho

A iluminação é a peça-chave em qualquer decoração, pois ela faz a diferença! Use-a a seu favor, investindo em pontos de luz no teto para um visual mais uniforme e contínuo. Também não se esqueça de aproveitar ao máximo a iluminação natural e lembre-se: quanto mais claro o ambiente, maior a sensação de amplitude e conforto.

5. Menos é mais!

Muitos elementos em um local pequeno, faz ele parecer ainda mais apertado. Por isso, a dica é manerar nos móveis e nos objetos decorativos. Se sua sala é compacta, abra mão da mesa de centro, por exemplo. Já se optou por uma parede mais colorida, deixe de lado aquele mosaico de quadros… Pequenas mudanças já fazem uma grande diferença! Para completar, nichos e prateleiras otimizam o uso das paredes e servem de apoio para armazenamento.

5. Nosso velho amigo: o espelho

Esse é um dos truques mais conhecidos quando o assunto é dar a impressão de espaços maiores. Os espelhos são seus aliados, pois além de amplificarem os ambientes, também são um elemento decorativo que nunca sai de moda. Quer fugir da clássica parede de espelho? Ele pode aparecer na porta dos armários, no fundo da estante, ao lado da poltrona… solte a criatividade!

 

Gostou? Aqui tem uma seleção de itens para você colocar todos esses truques em prática no seu lar!