Mesas para receber os amigos

A internet está cheia de tutoriais de como preparar delícias: doces, salgados, entradinhas cheias de sabor e drinks dignos dos mais renomados bartenders.
Mas e na hora de servir todos esses pratos? Uma mesa bonita não apenas organiza seu jantar, mas aumenta o apetite e valoriza sua receita, então que tal algumas dicas de como montar uma bela mesa para receber amigos e família?
Vamos começar do básico: onde colocar cada talher, prato e copo?
Fiz um esquema fácil para o JornaldamodA e acho que é o mais simples na hora de servir. Aqui não me preocupei com serviço à francesa, brunch ou formal, que exigem mais peças:

01

Agora falando de decoração, você pode agregar itens simples para dar charme à mesa, como flores e velas:

02

No primeiro exemplo as velas foram envolvidas em ervas aromáticas e amarradas com uma fita delicada. Essa decoração pode ficar tanto no centro da mesa quanto no buffet. Na segunda opção, flores do campo foram colocadas em vidros simples sobre uma base de madeira natural. Fonte: Becky Mansfield e Brit Morin.

03

Já nesse caso (foto acima) a mesa é bem minimalista, apresentada com guardanapo sobre o prato e contando com o nome de quem vai sentar em cada lugar – isso funciona mais para jantares corporativos, mais formais. O centro é recheado de orquídeas, cactos e suculentas. Fonte: Domainehome.
Se a sua intenção é fazer algo informal, mas cheio de classe, que tal optar por uma mesa de tapas sobre uma extensa tábua? Fonte: Apartment 34.

04

Para finalizar, não esqueça que detalhes fazem toda a diferença, como a apresentação do pãozinho da entrada embrulhado com capricho em um papel pardo ou uma guirlanda de alecrim sobre o guardanapo. Fonte: Style Me Pretty e Craft River.

05