24 Jul 2012

Origem do Dia dos Pais e curiosidades

O Dia dos Pais está chegando. Você sabe como surgiu o hábito de presentear o seu pai? Veja algumas curiosidades e a origem do Dia dos Pais

Dia dos Pais

Veja a origem do Dia dos Pais e algumas curiosidades sobre a data.

A história mais aceita sobre a origem do Dia dos Pais remonta a Washington há mais de um século. Em 1909, Sonora Louise Smart Dodd teve a ideia de também celebrar um Dia dos Pais durante um sermão dominical de Dia das Mães. A senhorita Dodds queria homenagear seu próprio pai, William Jackson Smart, veterano da Guerra Civil Americana. Homem de grande fibra, Will Smart criou sozinho os seis filhos após o falecimento de sua esposa, em 1898.

Sonora Louise Smart Dodds

Orgulhosa de seu pai, a ideia de uma data para comemorar o Dia dos Pais veio de Sonora Louise Smart Dodds.

Orgulhosa por seu pai sustentar toda a família e superar todas as adversidades sempre com a cabeça erguida, Sonora enviou em 1919 uma petição para a criação da data à Associação Ministerial de Spokane, cidade ao norte de Washington. O pedido foi endossado pela Entidade de Jovens Cristãos da cidade e o primeiro Dia dos Pais da História foi comemorado em 19 de junho do mesmo ano, aniversário do pai de Sonora Smart.

Junto com o reconhecimento oficial da data surgiu um costume de presentear os pais com rosas vermelhas. Rosas brancas eram usadas para homenagear os pais que já haviam falecido.

Pai esportista

Pai esportista, gourmet, executivo. Qual é o seu?

A partir daí o costume pegou de verdade e espalhou-se rapidamente por todo o estado de Washington. Em 1924, o então presidente Calvin Coolidge sugeriu um Dia dos Pais nacional, sugestão que só foi oficializada 42 anos depois, com uma proclamação presidencial de Lyndon Johnson, estabelecendo o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais americano. Algumas fontes dizem, no entanto, que o feriado só foi oficializado em 1972, pelo icônico presidente Richard Nixon.

Homenagem de Dia dos Pais

O primeiro Dia dos Pais foi comemorado na cidade de Spokane, Washington.

Outra lenda, um pouco mais obscura, conta que a ideia de presentear os pais surgiu há mais de 4.000 anos, na antiga Babilônia. Segundo a história, o jovem Elmesu moldou e esculpiu um cartão de barro desejando sorte, saúde e uma vida longa ao seu pai.

No Brasil, a data chegou pelas mãos do publicitário Sylvio Bhering, sendo comemorada pela primeira vez em 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering. Posteriormente, o Dia dos Pais foi alterado para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais. O jornal O Globo começou a difundir a data visando atrair anunciantes para suas páginas e foi rapidamente seguida pela TV Record e Rádio Jovem Pan, construindo uma grande tradição.

Origem do Dia dos Pais

Não importa tamanho ou idade. O Dia dos Pais é um feriado que merece ser comemorado com muita alegria.

A data é comemorada oficialmente por pelo menos onze países, mas com algumas diferenças. Veja algumas curiosidades sobre o Dia dos Pais mundo afora.

Na Alemanha, os pais comemoraram seu dia no feriado de Ascensão de Jesus, que varia conforme a Páscoa. É costume sair para andar de bicicleta e fazer alguns piqueniques. Já no Reino Unido, a comemoração é mais simples e sem reuniões em família. Os presentes são trocados por cartões.

Na Rússia não existe um “Dia dos Pais”, propriamente dito. Os papais russos comemoram a data em 23 de fevereiro, o “Dia do Defensor da Pátria”, que lá recebe o simples nome de “Den Zaschitnika Otetchestva”.

Dia dos Pais 2012

Confira as ofertas de Dia dos Pais que a Mobly separou para vocês.

Na Itália e Portugal, o Dia dos Pais também é comemorado em 19 de março, dia de São José, considerado o pai católico por excelência.

O Dia dos Pais está se aproximando e, como sempre, a Mobly já deu início a sua promoção de Dia dos Pais, com uma página exclusiva e personalizada. Sabendo que cada pessoa é única e que os queridos pais têm estilos únicos, a Mobly separou produtos específicos para cada tipo de pai. Do executivo ao “resolve-tudo“, passando pelo torcedor e gourmet, escolha o perfil que mais se aproxima do seu pai e faça uma homenagem ao homem que aconteça o que acontecer, sempre estará ao seu lado.

Para visitar o portal de Dia dos Pais da Mobly, clique aqui ou nos perfis acima.

Feliz Dia dos Pais

Um Feliz Dia dos Pais para o homem que vai sempre estar ao seu lado.

E um Feliz Dia dos Pais para todos eles!